Cidadeverde.com

Conheça os benefícios de consumir o amendoim

Imprimir

Ao contrário do que muita gente pode pensar, o amendoim não é oriundo dos pacotinhos vendidos em supermercados. De origem sul-americana, é uma planta, cujas sementes, ricas em óleo e proteínas, são produzidas abaixo da superfície do solo.

Trata-se, portanto, de um dos alimentos mais nutritivos e, ao mesmo tempo, de fácil digestão, características que contribuíram para a alimentação da humanidade pré-histórica.

Suas aparições podem ser de diversas formas: em casca, cru ou torrado, como farinha, pasta, paçoca, torrone, triturado em barrinhas e em bombons, salgado (tipo japonês), creme doce, entre outros.

Características e benefícios

O amendoim é um alimento funcional, mas deve ser consumido em quantidades adequadas. Essa oleaginosa contém propriedades que atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, combatem o desenvolvimento de câncer e reduzem tumores já existentes. Ainda ajuda a controlar taxas de colesterol e de triglicérides e a equilibrar o metabolismo.

Os grãos de amendoim apresentam bom valor energético (596 calorias em 100 gramas de sementes) e alto teor de lipídios e proteína, além de ser fonte de minerais como cálcio, potássio, magnésio, fósforo, entre outros. Já o óleo possui elevados conteúdos de vitamina E, além de teores consideráveis de vitaminas B1 e B2. A rica composição em ácidos graxos coloca essa oleaginosa entre as mais importantes fontes de óleo vegetal.

Riscos e controle de qualidade

Apesar de apresentar muitas vantagens nutricionais, algumas pessoas podem apresentar alergias ao consumir amendoim. A alergia é provocada por proteínas alergênicas resistentes à digestão enzimática e apresentam alto grau de ligação a células de defesa do organismo, provocando o processo alérgico.

As reações causadas pelo amendoim incluem: asfixia, urticária, angioderma, rinite, eczemas, úlceras bucais, náuseas, prurido, diarreias, colapso cerebral, ataque cardíaco e até a morte

De modo geral, o amendoim é um alimento importante que traz muitos benefícios à saúde humana, mas deve fazer parte de uma alimentação balanceada. Além disso, é muito importante que o consumidor esteja atento a qualidade do produto que irá adquirir.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais