Cidadeverde.com

Em audiência, deputados cobram explicações a empresa sobre fechamento de fábrica

Imprimir

Foto:Ascom/Alepi

A Assembleia Legislativa do Piauí realizou uma audiência pública para discutir o fechamento da fábrica de cimento Itapissuma, no município de Fronteiras, a 406 Km de Teresina.
 
De acordo com o deputado Warton Lacerda, o fechamento da fábrica representa um grande prejuízo para o Piauí. Ele afirma que a fábrica chegou a gerar mais de mil empregos diretos e indiretos na região e a produzir mais de 60 mil sacos de cimento por dia.

“Estamos falando de mais de mil famílias totalmente prejudicadas com o fechamento dessa fábrica. Precisamos entender as causas desse triste acontecimento, pois nosso Estado necessita bastante de empregos e da presença de investimentos da iniciativa privada. As respostas são vagas. Primeiro falaram que era uma questão de família, depois que era energia. Queremos uma resposta sobre o que aconteceu”, lamentou.

 O deputado Georgiano Neto afirma que é preciso uma resposta para a sociedade e para os funcionários. 

“Temática importante para região de Picos. Não só para Fronteiras, mas por toda a região chegando até os vizinhos como Picos. Desde 2016 as atividades forma encerradas e nunca cumpriram os prazos de retorno. Os funcionários nunca receberam as indenizações”, destacou. 
A assessora estratégica para Atração de Investimentos do Governo do Estado, Lucile Moura, afirma que o governo tem tomado todas as medidas legais para ajudar a empresa. 

“Na época foi feita uma revisão do incentivo fiscal em que o conselho de  Incentivo à Indústria chegou a reduzir a quantidade de empregados, inclusive considerar estagiários na conta, para manter o incentivo que foi dado. Também pedimos uma reforma na estrada de acesso e a obra foi feita. Tudo foi feito como pediram. Nos colocaram que eram questões interna, de sucessão e pediram o prazo de 180 dias. Tentamos o contato para saber o que o estado poderia fazer. Aquilo que for possível, dentro dos limites legais, o estado vai fazer”, afirmou.

Lídia Brito
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais