Cidadeverde.com

Chutney: dicas e receita para preparar o molho

Imprimir

Foto: Pixabay

De origem indiana, o chutney utiliza em sua base de diferentes ingredientes - frutas, legumes, pimentas e temperos diversos. O molho possui um sabor agridoce e funciona como ótimo acompanhamento para batatas, queijos e carnes.

Dá para inovar na hora de preparar o chutney. No entanto, alguns ingredientes fazem mais sucesso e são usados com mais frequência na Índia. A receita clássica, por exemplo, é feita com manga, maçã, canela, cebola, alho, pimentão, gengibre, vinagre, sal e açúcar. Essa mistura dá um sabor único ao molho, que pode ser usado em diferentes receitas.

Variações

Além de preparar o clássico chutney a base de manga e molho agridoce (feito com a maçã e o pimentão), é possível também recorrer a outros ingredientes valorizados no Brasil. O chutney de tomate, por exemplo, é uma opção bem interessante para acompanhar pratos principais (principalmente carnes) ou servir de tira gosto.

Neste caso, sirva o molho com pães ou torradas. Esse chutney é feito com tomate, cebola, gengibre, vinagre, cravo e canela, sal e pimenta a gosto.

Outra dica é inventar receitas com diferentes frutas, como: abacaxi, banana, pera, morango e outros ingredientes, como a pimenta. Basta cozinhar tudo em uma panela e depois usar da forma que preferir - como molho para carnes ou tira-gosto.

Passo a passo

  1. Comece descascando as frutas e picando os ingredientes (manga, maçã, cebola, pimentão, gengibre e alho) e deixe-os separados;
  2. Cozinhe o vinagre com açúcar na canela, mexa durante uns minutos e, depois, acrescente os demais ingredientes - coloque a manga e a maçã picadas e, então, vá acrescentando o restante;
  3. Adicione sal, pimenta e outras especiarias (hortelã, quem sabe);
  4. Misture bem até que os ingredientes se transformem em uma geleia;
  5. Espere esfriar e sirva da forma que preferir.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais