Cidadeverde.com
Geral

Hemopi convoca população após queda de 30% nas doações

Imprimir

Com o período das férias nos meses de junho e julho, o estoque de bolsas de sangue e plaquetas do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) cai em 30%, afirma a gestão da unidade. Em um período normal, o centro chega a receber 150 doações por dia, neste período do ano o número de doadores cai para 80 por dia.

Em contrapartida a redução de doações, com o período das férias o número de pacientes que demandam por sangue aumenta. O diretor geral do Hemopi no Piauí, Jurandir Martins, convoca a população que cumpre os pré-requisitos a fazerem doações antes de viajarem para as férias.

“O Ministério da Saúde preconiza o máximo de espontaneidade na doação de sangue, que deve ser um ato espontâneo e altruísta. Nada substitui o sangue. Nós aqui do Hemopi somos os responsáveis pelo abastecimento de sangue de todo o estado do Piauí e de parte de iniciativa privada. Conscientizar que pessoas, antes de qualquer viagem, venham até o centro do Hemopi”, convida.

O sangue do tipo RH negativo as plaquetas, que têm validade de cinco dias, estão entre as principais demandas do centro.

O Hemopi funciona de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h.

No Piauí, cidades como Picos e Parnaíba também possuem Hemopi funcionando de segunda a sexta-feira.

Quem pode doar

  • Ter entre 16 e 69 anos;
  • Pesar no mínimo 50kg;
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar alimentado, não é necessário estar em jejum;
  • Apresentar documento original;
  • Pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização.

Mais informações no site www.hemopi.pi.gov.br.

 

Valmir Macêdo
redacao@cidadeverde.com

Imprimir