Cidadeverde.com

"De 30% a 40% dos presos podem cumprir pena em casa", diz secretário de Justiça

Imprimir

O secretário de Justiça, Carlos Edilson Rodrigues, informou na manhã desta sexta-feira (5) que cerca de 30% a 40% dos presos na Colônia Major César podem ser beneficiados com o habeas corpus coletivo impetrado pela Defensoria Pública.

O Tribunal de Justiça ainda não analisou o pedido. A Defensoria ingressou com ação pedindo que presos do semiaberto cumpram pena em suas residências. Atualmente existem 605 presos cumprindo pena no semiaberto, cerca de 180 detentos (30%) e 240 (40%) podem ser beneficiados. 

Carlos Edilson disse que o número exato de internos beneficiados não se sabe porque o juiz é que irá analisar caso a caso. "É complicado dizer um número, a justiça que irá analisar, mas creio que cerca de 30% a 40% dos internos podem ser beneficiados", disse o secretário.

O presídio Major César enfrentou uma rebelião na última terça-feira em que os detentos queimaram veículos e o alojamento dos agentes penitenciários. 

Carlos Edilson afirmou que a pauta da defensoria também é de interesse da Sejus. 

"Quero deixar claro que isso é também uma proposição a Sejus que já vem acontecendo em outros estados em regime semiaberto. Quero deixar claro para a sociedade que nós temos aparelhos de monitoramento eletrônico disponível no Piauí", informou.

Foto: Haroldo Fabrício 

Segundo Carlos Edilson, atualmente a secretaria tem até 2 mil tornozeleiras disponíveis.

"Mais de 2 mil aparelhos estão disponíveis para esta monitoração eletrônica. Cabe ao Judiciário dizer quais são os apenados que terão essa disponibilidade. É importante a sociedade ter conhecimento que o apenado do regime semiaberto já passa o dia todo solto, a manhã e a tarde solto. Isso já é rotina da unidade. Mas, hoje vamos discutir com o MP, o Poder Judiciário e a Defensoria. O que parte do executivo é dispor essa possibilidade do monitoramento eletrônico", explicou o secretário Carlos Edilson.

Foto: Valmir Macêdo

Fuga na Major César

Pelo menos 15 detentos ainda estão foragidos da Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira após rebelião desta terça-feira (2). Sobre os fugitivos, o secretário disse que o número exato deve ser fechado ainda hoje. 

"Ontem (04) nós fizemos mais uma recontagem. O último dado é de pouco mais de 15 internos fugitivos. Eles ainda estão se reapresentando. Vamos hoje fechar esse número e encaminhar ao poder Judiciário, comunicando o nome de quem está foragido", disse o secretário.


Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais