Cidadeverde.com

SAMU reanima paciente vítima de parada cardíaca em Teresina

Imprimir

Foto: Ascom/FMS

Nesta quinta-feira (04), uma equipe de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) conseguiu reverter com sucesso o quadro do Senhor M.M.A, de 43 anos de idade, que teve parada cardíaca. O caso aconteceu no bairro Santa Luzia, zona Sul de Teresina. O paciente foi estabilizado e encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

O SAMU foi acionado por meio do número gratuito 192, com o relato de urgência clínica em domicílio. Foi então liberada uma motolância que, ao chegar ao local, verificou que se tratava de vítima em parada cardíaca. O técnico de enfermagem Fagner Loiola iniciou as manobras de reanimação e solicitou apoio da equipe de ambulância de suporte avançado, composta por técnico de enfermagem, enfermeiro, condutor socorrista e médico.

“Quando chegamos no domicílio, a esposa do paciente estava chorando muito, até pensei que não seria reversível. Mas, no final, ela estava sorrindo para nós. Fiquei grata a Deus por usar nosso serviço para salvar a vida daquele senhor. Embora a ocorrência fosse crítica, tudo aconteceu conforme os protocolos em que fomos treinados e a equipe estava em sintonia”, comentou a enfermeira Tânia Furtado.

Segundo os socorristas, o paciente estava sem responder aos chamados, sem respirar e sem pulso. “Ele tem histórico de doença renal e estava sem pulso. Nós mantivemos a massagem cardíaca, entubamos o paciente e utilizamos adrenalina e a medicação necessária. Depois de 15 minutos, quando conseguimos reverter o quadro do paciente, percebi que todo mundo da equipe ficou aliviado e alegre”, finalizou o médico Laudimiro Morais.

Como reconhecer uma Parada Cardíaca?

1.Vítima não responde aos chamados;

2.Não respira (ou seja, o tórax não se eleva) ou tem respiração agônica (respiração ineficaz, com movimentos curtos);

3. Não tem pulso no pescoço. Para checar, coloque dois dedos no pescoço da vítima. Mas ATENÇÃO: Você só tem até 10 segundos para fazer essa checagem.

E o que fazer em caso de Parada Cardíaca?

1. Pedir a alguém para chamar o SAMU -192;

2. Iniciar imediatamente as massagens cardíacas: Coloque rapidamente a vítima no chão e se posicione de joelhos ao lado dela. Então você deixa os seu braços retos, mãos entrelaçadas e comprime o tórax (na região entre os peitos) com o peso do seu corpo. As compressões devem ser fortes e num ritmo rápido, permitindo que o tórax retorne a posição após cada compressão;

3.Fazer a massagem cardíaca até o SAMU chegar.

Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais