Cidadeverde.com

Incêndio na fazenda Lira foi criminoso, aponta inquérito da polícia

Imprimir
  • canavial.jpg Divulgação/ Whatsapp
  • Untitled-1.jpg Divulgação/ Whatsapp
  • Untitled-2.jpg Divulgação/ Whatsapp
  • Untitled-3.jpg Divulgação/ Whatsapp
  • Untitled-4.jpg Divulgação/ Whatsapp

A Policia Civil concluiu inquérito que aponta como ocorreu o incêndio criminoso que queimou mata nativa e parte da plantação da Fazenda Lira em Amarante, em agosto de 2018. Três homens, de identidade não revelada, teriam iniciado o fogo com a queima ilegal de vegetação para prática agrícola em um terreno a 300 metros da fazenda.

A investigação aponta que o início do fogo se deu por ação humana e é apontado como crime ambiental. "São dois crimes ambientais, o incêndio em mata nativa com morte de animais silvestres e a poluição ambiental por conta da retirada das famílias, ainda que temporária, em razão da fumaça", explica o delegado Otony Nogueira Neto, da Delegacia de Amarante.

Os três indiciados suspeitos trabalhavam com agricultura. Segundo o delegado, a queimada em área proibida fugiu das proporções e acabou atingindo uma grande área.  

"Conseguimos provar o local onde o incêndio começou e a presença dos três indiciados no dia e horário em que o fogo começou", destacou Otony.

A investigação, que contou com o uso de drone para coleta de imagens aéreas, recebeu colaboração do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Meio Ambiente. O inquérito foi encaminhado para o Ministério Público, se a denúncia for aceita, será dado início à ação penal.

 

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais