Cidadeverde.com

Conheça as formas de consumo e os benefícios da Alcachofra

Imprimir

Foto: Pixabay

Conhecida por ajudar na perda de peso, a alcachofra traz benefícios que vão além disso. Junto com brócolis e couve-flor, ela é das flores mais consumidas do mundo e não é só pelo gostinho: a planta tem excelentes propriedades nutritivas e medicinais.

A alcachofra é uma planta medicinal muito usada contra o diabetes e a anemia, sendo parte do tratamento dessas doenças. O extrato da planta também faz muito bem para o sistema digestivo por causa de uma substância chamada cinaropicrina - ela aumenta a secreção gástrica, ajudando na melhora de sintomas como flatulência, má digestão e dores abdominais

Ainda nessa parte de digestão, a alcachofra ajuda na dieta por trazer a sensação de saciedade com suas fibras vegetais. Além disso, a planta tem importante ação no controle do colesterol e pode ser uma aliada para quem está tentando controlar essa taxa.

Formas de consumo

Além de todos esses benefícios, a alcachofra ainda é bem versátil. Há quem prefira a planta só pelo sabor e, nesses casos, ela pode aparecer no prato tanto crua quanto cozida. Quando o interesse é medicinal, o comum é fazer chás ou consumi-la em forma de cápsulas.

Crua: a alcachofra é uma ótima opção para acrescentar nas saladas do dia a dia - basta fatiar e acrescentar um toque de azeite que ela está pronta.

Cozida: com molho, gratinada ou apenas no azeite com alho - a alcachofra pode ser um vegetal com muitas faces depois que vai ao fogo.

Chá de alcachofra: Muito utilizado nas dietas, o chá de alcachofra também é uma forma de obter os nutrientes necessários

Cápsulas de alcachofra: Também muito utilizada nas dietas emagrecedoras, a alcachofra em cápsulas pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.

Preparo

Na hora do preparo, você pode misturar duas a três opções de frutas ao mesmo tempo (como banana com mamão e pera com abacate, por exemplo), mas tomando sempre o cuidado de que todas estejam maduras e de evitar o açúcar refinado se precisar adoçar

A fruta deve estar mais madura para que a aceitação seja maior. Evite adoçar. Mas caso seja necessário, adoce com um pouquinho de açúcar mascavo escuro ou de coco.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais