Cidadeverde.com

Inusitado, suco de babosa auxilia na digestão

Imprimir

Foto: Pixabay

Quem lida com plantas medicinais, certamente conhece a Aloe vera, popularmente conhecida como babosa. Essa planta é benéfica em diversos sentidos, pois traz um gel que funciona como hidratante natural e serve para tratar problemas de pele e cabelo.

Gel anti-inflamatório e cicatrizante

O gel da Aloe vera é um dos principais cicatrizantes naturais que existem. Isso porque ele consegue regenerar bem os tecidos da pele, podendo ser usado em cicatrizes de acnes, machucados, queimaduras e manchas. Além disso, é ótimo para aliviar sintomas de inflamações - podendo ser usado como remédio para focos de dermatite e feridas.

Ajuda a tratar picadas de insetos

Outro benefício é a ação contra coceiras e dores de picadas de insetos, principalmente de pernilongos. Neste caso, basta cortar a casca da folha e deixar o gel bem em cima da área da picada. A coceira, vermelhidão e inchaço somem rapidamente.

Combate às rugas e hidratante natural

É recomendável usar o gel de babosa como creme facial. Isso porque ele estimula a produção de colágeno, combatendo as rugas e aumentando a elasticidade da pele. O gel, encontrado na parte de dentro das folhas, mostra-se rico em vitaminas, enzimas, aminoácidos, sais minerais e outras substâncias que hidratam e fazem bem à pele. Por isso, uma boa dica é preparar um creme de babosa e também adicionar outros ingredientes naturais.

Gel para massagear o corpo

Por conta de textura mais gelatinosa, a babosa também é ótima para fazer massagens na pele Para quem sofre com enxaquecas, vale usar o gel para massagear as têmporas, a nuca e os ombros para relaxar. Cabe adicionar algum óleo, como o de camomila, para tranquilizar, dar um cheiro agradável à solução e também facilitar na hora de massagear.

Fortalecendo os fios do cabelo

Esse é outro ponto positivo da Aloe vera. Isso porque o gel é rico em minerais, vitaminas e substâncias hidratantes, deixando os fios menos quebradiços e mais brilhantes. Geralmente, o tratamento com o gel da babosa é indicado para quem sofre com cabelos ressecados, pois ele consegue devolver a vitalidade e a hidratação ao couro cabeludo.

Sucos de aloe vera auxiliam na digestão

Você sabia que dá para fazer sucos a partir da Aloe vera? Pois é, uma boa dica é bater o gel da planta com algumas frutas cítricas (como a laranja ou o limão) para fazer um suco bem saboroso, leve e nutritivo. O ideal é que você corte as folhas da babosa apenas na hora do preparo. Ou seja, quanto mais fresco ele estiver, mais benéfico e saboroso será o suco. Mas atenção: o suco não é indicado para gestantes, pois pode influenciar no processo de lactação.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais