Cidadeverde.com

Projeto quer transformar fábrica de laticínios em museu e centro administrativo

Imprimir

Foto: Secult-PI

O prédio da antiga Fábrica de Laticínios dos Campos em Campinas do Piauí, deverá ser restruturado para abrigar um museu e um centro administrativo. Tombado pela União, o prédio será alvo de projeto que aguarda aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan).

De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Fábio Novo, a revitalização do espaço é uma das prioridades da pasta. “Foi a primeira fábrica de laticínios do norte e nordeste, é uma construção centenária, fora do eixo da capital. Terminamos o projeto de restauração de todo aquele patrimônio histórico, com o objetivo de transformá-lo em um centro administrativo e um espaço de cultura”, adiantou.

O secretário esteve em Campinas onde se reuniu com a prefeitura local para tratar da titularidade do terreno. Fábio Novo assegura prioridade para a obra.

A Fábrica de Laticínios dos Campos foi construída ainda no século XIX e funcionou até os anos 40. Orçado em cerca de R$ 4 milhões, o projeto arquitetônico deverá entrar em licitação assim que aprovado pelo Iphan.

 

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais