Cidadeverde.com

Maneiras de obter vídeo de qualidade profissional do seu smartphone

Os smartphones com uma excelente câmera e a capacidade de gravar vídeo em alta definição não são mais difíceis de encontrar em qualquer lugar.

Os criadores profissionais de conteúdo de vídeo estão descobrindo que usar seus telefones celulares para gravar vídeo tem várias vantagens significativas:

  • Os telefones celulares são onipresentes, e quase sempre temos nossos telefones connosco. A captura rápida e espontânea de conteúdo de vídeo não requer o transporte de grandes câmeras de vídeo quando uma oportunidade inesperada se apresenta
  • Muitos aplicativos estão disponíveis para dispositivos móveis iOS (Apple) e Android (Google) que estendem a funcionalidade da câmera de vídeo, oferecem recursos sofisticados para editar vídeos e efeitos digitais, além de fornecer uma maneira de carregar vídeos finalizados para distribuição e visualização imediata
  • Talvez o mais importante seja que, à medida que os telefones se tornaram mais capazes, os empreendedores de vídeo estão descobrindo que entrar na produção de filmes empresariais também é muito mais acessível

No entanto, embora seja bom ter um smartphone com uma câmera fantástica, usar uma técnica de produção de vídeo ruim provavelmente resultará em um produto de vídeo ruim.

Só porque você tem um martelo muito caro, com todas as características que o dinheiro pode comprar, ele não garante que você vai construir uma casa magnífica sem prática e boa técnica de vídeo.

Seu vídeo não tem que ser perfeito, mas seguindo estas sete dicas, filmar um vídeo com seu smartphone será fácil e as imagens vão ficar fantásticas!

Dicas para tornar seu vídeo gravado com seu smartphone fantástico

1 - Boa iluminação é crítica

A iluminação adequada tem um impacto enorme nas câmaras de smartphones porque elas têm sensores de imagem e lentes menores. Tente fazer o máximo possível para gravar seu vídeo em áreas bem iluminadas. Isso ajudará a evitar sombras desnecessárias e áreas granulosas em seu vídeo.

Por outro lado, você também deve ter cuidado para não apontar a câmera diretamente para fontes de luz brilhante, o que causará imagens superexpostas inutilizáveis e queima de lentes.

A iluminação deve ser estável. Os sensores de imagem na maioria dos smartphones não reagem muito rapidamente a mudanças dramáticas na iluminação.

Se a luz ainda estiver dificultando a gravação do seu vídeo, tente trabalhar com as configurações de retroiluminação e equilíbrio de branco se o seu telefone ou aplicativo as fornecer.

A maioria dos telefones também oferece "foco de toque" no caso de sua câmera estar focando na área errada de sua composição.

Depois de definir o foco no aspeto mais importante do vídeo, o controle automático de exposição terá mais facilidade em fazer pequenos ajustes se a condição de iluminação começar a mudar.

2 - Fique Firme

Se você não quiser que suas imagens de vídeo saiam distorcidas, borradas ou afetadas pelo "rollingshutter", a melhor coisa a fazer é manter seu telefone estável durante a gravação.

Use ambas as mãos para segurar o smartphone o mais próximo possível do seu corpo enquanto grava o vídeo. Isso pode ser um pouco cansativo em longas tomadas ou sequências, e há outras maneiras de suportar o telefone:

  • Estabilizadores, tripés e gaiolas de câmera permitem que você mantenha seu smartphone ou dispositivo móvel imóvel ao fazer um vídeo com ele; eles têm alças perfeitas para conseguir isso

Se um tripé ou estabilizador do smartphone for um pouco caro demais ou não for prático para você em suas circunstâncias, você pode descansar seu telefone em outros suportes físicos como mesas, cadeiras, mesas, prateleiras, etc.

3 - O áudio importa tanto quanto o vídeo

Um bom vídeo com má qualidade de áudio é lixo, a menos que você planeje adicionar uma faixa de áudio completamente nova "in post" (enquanto edita seu vídeo).

Embora você queira que o seu vídeo tenha bom aspeto, a qualidade do seu áudio é mais importante do que o vídeo - por isso deve ser tão importante quanto isso, se não mais.

Infelizmente, o microfone embutido na maioria dos smartphones (se não todos) é de baixa qualidade e inadequadamente colocado.

É muito comum pegar vento e ruídos ambientais desnecessários que irão competir com ou afogar qualquer áudio importante ao filmar um vídeo externo. Isso é quase impossível de editar mais tarde.

É aconselhável gravar o seu vídeo num local sossegado, de preferência dentro de casa, quando possível, com menos ruído ambiente.

Os profissionais estão filmando todos os tipos de vídeos e filmes de qualidade comercial usando seus telefones celulares, mas o áudio é quase SEMPRE capturado com um dispositivo de gravação separado adequado para o trabalho.

Assim, para vídeos de qualidade excepcional com áudio soberbo, deve obter um dispositivo de gravação externo ou pelo menos um microfone direcional que funcione com o seu smartphone.

Se não for possível ou prático usar um microfone externo, fique o mais próximo possível da fonte de áudio e tente este pequeno truque: use sua mão para cobrir o microfone do telefone (mas não o cubra completamente).

Desta forma, o ruído indesejado pode ser reduzido, o que pode dar uma chance ao seu produto final.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais