Cidadeverde.com

Conheça os benefícios das diversas formas de consumir o coco

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

O coco é um alimento funcional por excelência: todos os seus derivados têm importantes ações que contribuem para a saúde do nosso corpo. Rico em compostos fenólicos - antioxidantes que agem contra os radicais livres, também ajuda a relaxar os nervos e os músculos, baixa o nível de pressão arterial e controla o açúcar no sangue.

Coimo se não bastasse, produz um perfil lipídico mais saudável (HDL alto e LDL baixo), contribui para a imunidade, reduz a inflamação de articulações e auxilia no emagrecimento. Ufa! Quer saber mais sobre esse alimento?  Continue lendo:

Formas de consumir coco

Nesse fruto, tudo se aproveita: água, polpa verde, polpa madura, leite de coco...  Isso dá uma prova de sua versatilidade.

Pode ser usado em uma infinidade de pratos doces e salgados, assim como no preparo de leite vegetal para os que têm intolerância à lactose ou para os que querem fazer um detox evitando laticínios.

Água de coco

Excelente fonte de minerais, principalmente potássio, cálcio e magnésio, e também selênio, iodo, enxofre, zinco, manganês, ácidos orgânicos, enzimas, fitonutrientes, aminoácidos e vitamina C. Ela tem ação hidratante, diurética, antioxidante e evita câimbras. A água de coco possui poucas calorias - média de 40 por copo de 200 ml.

Polpa de coco

Muitos evitam o coco por considerá-lo calórico e gorduroso. A polpa do coco maduro é uma excelente opção para quem luta contra a balança - ela contém muitas fibras e sua gordura composta por ácidos graxos curtos não é estocada pelas células, ajuda a saciar e dá energia. Além disso, mantém o metabolismo ajustado e regula a função tireoidiana.

De quebra, vem recheada com vitaminas, A, C, E e do complexo B, sais minerais, magnésio, potássio manganês, selênio, zinco, ferro, sódio, cálcio e fósforo, polifenóis e fitoesteróis que trabalham juntos para reduzir os níveis de colesterol LDL, o ruim.

Óleo de coco

Apesar de conter um nível elevado de gorduras saturadas (90% da usa composição), elas são formadas basicamente por ácidos graxos que não são armazenados pelo corpo e fornecem energia imediata   Este ácido graxo ativa o sistema imunológico e aumenta a capacidade de combater doenças. Além disso, a gordura do coco é rica em ácido láurico (50% do total de lipídios) com propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais.

Leite de coco

Rico em gordura saturada saudável que o corpo facilmente quebra e usa como fonte de energia. Pesquisas mostram que as populações que consomem leite de coco têm baixas taxas de doença cardíaca. Isso sem falar que é um leite cremoso, sem lactose, saboroso, melhora a digestão e pode aliviar os sintomas de hiperacidez, úlceras e refluxo.

 

Foto: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais