Cidadeverde.com

Sindicato dos Hospitais cobra do Iaspi pagamentos em atraso da rede credenciada

Imprimir

Foto: Ascom Sindhospi

Nesta segunda-feira (22), representantes do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (SINDHOSPI) estiveram reunidos na sede do IASPI com a diretora-presidente do Instituto, Daniele Aita, para cobrar os pagamentos em atraso dos estabelecimentos credenciados ao IASPI/PLAMTA.

No último dia 16 de julho foi protocolado ofício solicitando a adoção de medidas urgentes para sanar os atrasos nos pagamentos referentes aos meses de março e abril de 2019, nas faturas do IASPI Saúde e PLAMTA. De acordo com o presidente do SINDHOSPI, Jefferson Campelo, boa parte do faturamento dos estabelecimentos credenciados são provenientes do IASPI/PLAMTA. “Estamos chegando no mês de agosto e temos clínicas e laboratórios que não receberam ainda os pagamentos do mês de março. Por isso, viemos aqui reivindicar mais uma vez o cumprimento do cronograma”, relatou.

Durante o encontro com os representantes dos estabelecimentos de saúde, a diretora do IASPI informou que o pagamento referente à fatura de março já está sendo realizado e deve ser finalizado ainda esta semana. “Nós dependemos de recursos da Sefaz para quitar as faturas e, no momento, estamos realizando o pagamento de março, que foi aberto agora em julho, na perspectiva de finalizar esta semana”, garantiu Daniele. A expectativa é que o pagamento do mês de abril inicie logo após quitar o mês de março, portanto, no início da próxima semana.

Em novembro de 2018, em sede de audiência junto ao Ministério Público, fora acordado que o contrato entre prestadores e IASPI seria cumprido com o adimplemento de todos os filiados em até 60 dias após a entrega das faturas e demais documentos comprobatórios da execução dos serviços, tendo sido firmado ainda o dia 10 de cada mês para a execução destes pagamentos. No entanto, parte das faturas dos meses de março e todas as faturas do mês de abril de 2019 ainda estão em aberto.

Segundo Jefferson Campelo, o próximo passo do Sindicato será procurar o Secretário Estadual da Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles. “Como sempre a Dra. Daniele foi muito solícita e demonstrou entender a situação. No entanto, infelizmente estas resoluções não dependem somente da vontade dela. Por isso, um dos nossos próximos passos é agendar uma reunião com o secretário Rafael Fonteles para saber o que pode ser feito para honrar o cronograma de pagamentos que foi estabelecido por ele”, pontuou.

A Secretaria de Fazenda informa que os pagamentos serão regularizados até a próxima semana.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais