Cidadeverde.com

Dicas para conservar os alimentos e evitar o desperdício

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

O desafio de quem mora sozinho é otimizar os gastos com alimentos. Por isso, comer todos os alimentos perecíveis antes que eles estraguem muitas vezes pode ser um desafio. Com isso, organização é fundamental. Afinal, existem alguns produtos que demoram mais para sair da validade. Dessa forma, é possível consumi-los sem pressa.

É importante destacar, porém, que tudo depende da forma como os alimentos são conservados. Afinal, quando bem guardados, eles podem durar muito mais na despensa.

Cebola

Quando bem conservada, a cebola pode durar cerca de dois meses sem estragar. Para isso, precisa estar crua e com a casca, em local seco e bem fresco. Por isso, é fundamental ter uma despensa devidamente climatizada e limpa. Caso contrário, o ideal é armazená-la dentro da geladeira.

Alho

O alho cru é outro alimento que costuma durar bastante. Mas assim como a cebola, ele também deve ficar estocado em lugar apropriado. Quando em local devidamente fresco e limpo, esse alimento também pode durar até três meses. Uma dica: para quem vive em local muito quente, o indicado é colocar os dentes de alho dentro de saquinhos na geladeira.

Batata

A batata também pode durar bastante tempo quando armazenada crua. Ou seja, após preparar algum prato - como purê, batata frita e bolinhos - o ideal é comer o quanto antes. A batata crua e com casca, por outro lado, pode durar até dois meses na despensa.

Carnes, frangos e peixes congelados

O segredo é colocar as peças dentro do freezer - de preferência, enroladas em sacos plásticos. Dessa forma, ficam bem conservadas e podem ser descongeladas à medida que for necessário. Geralmente, o indicado é retirá-las do congelador um dia antes do preparo.

Peças cruas de carne vermelha, por exemplo, podem durar até oito meses no freezer. Já os peixes devem ser administrados com maior cuidado, pois estragam com mais facilidade. Eles costumam durar entre três e seis meses no congelador, dependendo do tipo.

Manteiga

Por ser um alimento industrializado, a manteiga costuma ter uma vida útil bem grande. Mas ela deve ficar dentro ou fora da geladeira? Alguns preferem deixar fora por conta da consistência. No entanto, para que a manteiga dure mais tempo, o indicado é que ela fique armazenada dentro da geladeira.

 

Fonte: Estadão Conteúdo 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais