Cidadeverde.com

FMS leva vacinas para a terceira edição do Meu Bairro é Limpeza

Imprimir

Foto: Roberta Aline / Cidadeverde.com / Arquivo

Acontece neste sábado (27) a terceira edição do projeto Meu bairro é Limpeza, ação da Prefeitura de Teresina em parceria com a TV Cidade Verde. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) mais uma vez se faz presente no evento, levando ações educativas, avaliação de saúde e imunização. O evento acontece na Praça do Parque Brasil II, zona norte de Teresina, das 8h às 12h.

Desta vez, a população terá à sua disposição as vacinas que protegem contra a gripe e HPV, além da Dupla adulto (DT), que age contra difteria e tétano. “Lembrando que a vacina de HPV é voltada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Já a dupla adulto é para pessoas entre os 20 e 60 anos, além das gestantes; e a vacina de gripe está liberada para todos, desde que ainda não tomado nenhuma dose esse ano”, esclarece Emanuelly Dias, da Gerência de Atenção Básica da FMS.

Além da imunização, os profissionais de saúde estarão realizando aferição de pressão arterial e glicemia, além de testes rápidos de sífilis e hepatites B e C. Haverá distribuição de preservativos masculinos e femininos, assim como fôlderes sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST). Os participantes poderão ainda receber escovas de dente com a equipe de saúde bucal, que dará orientações sobre a saúde dos dentes e ensinando técnicas de escovação. Haverá ainda a distribuição de hipoclorito de sódio, com orientações sobre cuidados como lavagem de caixa d’água, desinfecção de frutas e verduras e prevenção de doenças veiculadas por água.

O combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya, será o foco do evento. Para isso, o bairro recebe um mutirão que mobiliza a comunidade para fazer uma limpeza em suas residências e depositar no sábado todo o material inservível para recolhimento pelas equipes de limpeza. As equipes de saúde estarão também visitando as residências para identificar possíveis focos do mosquito.

O evento contará ainda com um stand educativo, com orientações, fôlderes e material educativo sobre as doenças transmitidas pelo Aedes, e exposição de materiais reciclados para conscientização sobre o reaproveitamento de resíduos sólidos. O local conta ainda com um espaço criança, com desenhos e distribuição de jogos sobre zika, dengue e chikungunya, atividades recreativas e apresentação de teatro infantil.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais