Cidadeverde.com

Bolsonaro defende fim de aulas em autoescola

Imprimir

 

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) defendeu o fim das aulas de direção nas autoescolas. As declarações foram dadas durante sua live semanal, transmitida no Facebook.

Bolsonaro disse: "Eu, com 10 anos de idade, aprendi a dirigir trator na fazenda em Eldorado Paulista. E acho que nem devia ter exame de nada. Parte escrita apenas e ir para prática logo. Não tem de cursar autoescola, ter aula de um monte de coisa que já sabe o que vai acontecer. Mas vamos deixar isso para um segundo momento".

Na live, o presidente comentou ainda que atua para reduzir o custo da CNH, que chega a R$ 2 mil, em média, segundo o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Fernando, que estava com Bolsonaro na transmissão. Jorge Fernando ressaltou que o custo é muito alto quando se pensa que muitos jovens usam o carro como meio de trabalho - e não teriam dinheiro para obter o documento. 

Especialistas em segurança no trânsito criticaram as declarações.

Mudanças propostas

Em junho deste ano o presidente apresentou à Câmara um projeto de lei para flexibilizar pontos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O dispositivo dobra a pontuação necessária para suspensão da Carteira Nacional de Habilitação de 20 para 40 e a validade do documento, que passa a ser de dez anos.

A iniciativa também elimina multa para motorista que trafegar com criança de até dez anos sem a cadeirinha. Além disso, o projeto acaba com a exigência de exame toxicológico para motoristas das categorias C, D e E (caminhões, ônibus e vans) e estabelece multa mais branda para quem circular sem capacete.

Bolsonaro também suspendeu a compra de novos radares para as rodovias federais. 

Da Redação
Com informações do Estadão Conteúdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais