Cidadeverde.com

Ótimos documentários que falam sobre alimentação

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis


Para quem ama comida e cinema, não há nada melhor que assistir a um filme, série ou documentário sobre alimentação. Ver chefs premiados em ação, aprender mais sobre diferentes culinárias, pratos, temperos e culturas.

Para que você aprenda mais sobre gastronomia e se inspire em experimentar receitas novas, listamos alguns documentários que falam exclusivamente sobre alimentação.

Cooked

Dividida em quatro episódios, a série documental fala sobre a relação do ser humano com os alimentos, da origem das comidas e de como cozinhar pode ser algo transformador. Escrita e produzida pelo jornalista Michael Pollan, Cooked fala sobre a história da culinária, tomando como base os quatro elementos da natureza (fogo, água, terra e ar). Disponível na Netflix.

Somm: Dentro da Garrafa

Para os amantes de vinho, esse documentário é obrigatório. Ele traz relatos de vinicultores e sommeliers explicando o processo de produção e comercialização dos vinhos. É possível ter uma boa noção de como essa bebida é feita ao redor do mundo. O documentário tem 90 minutos de duração e também está disponível na Netflix.

Queijo Canastra

O documentário brasileiro fala muito sobre a influência portuguesa na culinária de Minas Gerais. Mas o objetivo é abordar a história do queijo canastra - assim como dos mineiros e camponeses da Serra da Canastra. Em 30 minutos, o documentário traz relatos de trabalhadores e conta sobre o processo de fabricação do queijo. Disponível no YouTube

O Sushi dos Sonhos de Jiro

Embarcando no universo da culinária japonesa, o documentário conta a história de Jiro Ono, um chef de restaurante na cidade de Tóquio. Além de ter uma pegada emotiva, pois mostra a vida e a personalidade de Jiro, o filme também fala sobre o preparo do sushi, as técnicas de trabalho e até mesmo a degustação desse prato típico japonês Disponível na Netflix.

Chef’s Table

A proposta do documentário é mostrar o que se passa nas cozinhas e na cabeça de chefs premiados. Em cada episódio, a série mostra o perfil de um chef e fala sobre o seu processo de criação - algo fascinante para quem é realmente apaixonado por culinária. A série apresenta restaurantes que estão entre os melhores do mundo. Um dos episódios mostra o cotidiano do brasileiro Alex Atala, chef do restaurante D.O.M em São Paulo. Disponível na Netflix.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais