Cidadeverde.com

Lojistas querem Guarda Municipal para ajudar na revitalização do Centro

Imprimir
  • Untitled-2.jpg Sindlojas/Divulgação
  • fsdfsdf.jpg Sindlojas/Divulgação
  • eytyh.jpg Sindlojas/Divulgação
  • etyryuryu.jpg Sindlojas/Divulgação

A revitalização do Centro de Teresina poderá contar com um posto da Guarda Municipal para ampliar a sensação de segurança dos consumidores que frequentam a região. Essa possibilidade foi discutida em reunião realizada entre representantes do Poder Executivo Municipal e dos lojistas, realizada na sede do Sindilojas, no Centro.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Venâncio Cardoso, esteve presente na reunião e ressaltou que o vereador Gustavo Gaioso fez um requerimento junto ao  secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira, pedindo que haja o policiamento específico da Guarda Municipal em alguns pontos da cidade, dentre eles as praças do Centro de Teresina.

Para o presidente do Sindilojas, Tertulino Passos, a ideia é positiva uma vez que inúmeras vezes já foi pedido maior apoio da Polícia Militar. 

"Se tivessem os postos da Guarda Municipal, principalmente nas praças do Centro, nós teríamos uma sensação de segurança bem melhor embora a gente saiba que a Guarda Municipal não é para trabalhar  com a segurança pública, mas ela já inibe as pessoas, pois podem fazer uma intervenção e chamar a Polícia Militar. Nós já fizemos várias intervenções junto a PM para gerar mais segurança e que por mais esforço que tenham, o efetivo não consegue", disse.

Estacionamento e Iluminação Pública

Tertulino Passos ressaltou que a necessidade de estacionamentos para garantir maior fluxo de consumidores é um dos pontos a ser resolvido com maior urgência; uma das sugestões são criar faixas azuis de estacionamento das ruas.

Para Passos, o comércio na região concentra 50% da economia que circula em Teresina, além de sediar órgãos públicos, como as sedes do poder executivo municipal e estadual, e a Receita Federal. Já a iluminação é algo que deixa muito a desejar, o que dificulta a permanência do consumidor e dos funcionários, diz.

"Um dos pontos que afasta  o consumidor são os estacionamento. As pessoas para virem às lojas elas precisam ter onde estacionar e ter segurança, e isso já vem sendo discutido há muito tempo. E nós temos hoje uma iluminação muito antiga e que merecer ser refeita e revista, precisando ser priorizado pelo Município", contou. 

Sobre essas questões, Venâncio Cardoso declarou que o poder municipal deverá concluir os processos licitatórios com as parcerias público-privadas até 2020, que irá melhor de forma significativa. 

"Agora em janeiro, provavelmente, se tudo ocorrer dentro da normalidade, a PPP da iluminação pública deverá estar vigente. E também ficou a cobrança (na reunião) de dar continuidade a PPP de estacionamento, pois os empresários relataram que o Centro é ocupado por carros que estacionam às 7h30 e saem apenas 17h. Precisa ser revista para que as pessoas que vão ao Centro tenham onde parar e fazer suas compras", comentou Cardoso. 

Essas reuniões deverão ocorrer a cada dois meses para poder afinar as pautas e gerar melhorias no Centro de Teresina. Também estiveram na reunião desta terça (06), representantes da Strans, da Secretaria Municipal do Planejamento, da Secretaria Municipal de Concessões e Parcerias,  a Assistência Militar da Prefeitura Municipal de Teresina, e da SDU Centro-Norte. 

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais