Cidadeverde.com
Viver Bem

Fisioterapia pode aliviar dores causadas pelo dia a dia

Imprimir

Quando pensamos sobre fisioterapia, normalmente atrelamos a acidentes, tanto no ambiente de trabalho como durante a prática de algumas atividades físicas. Entretanto essa especialidade, também se aplica a pessoas que sofrem com patologias, doenças crônicas, ou sofreram lesões mais leves, mas que impedem o funcionamento do corpo e a mobilidade.

“Os benefícios da fisioterapia abrangem desde lesões suaves até as mais graves, onde a recuperação da área requer mais tempo. Porém, sabe aquela dor nas costas que te acompanha há meses? Os exercícios praticados durante as sessões podem aliviar a dor e trazer uma vida mais confortável”, afirma o fisioterapeuta Bernardo Sampaio, diretor regional (Guarulhos-SP) da Associação Brasileira de reabilitação de coluna - ABR Coluna.

Normalmente ao longo das nossas vidas, o corpo sofre alguns desgastes naturais, e com isso as doenças que acometem os ossos e também os músculos, podem aparecer. A má postura, a prática de atividades físicas de forma errada e movimentos bruscos podem também causar desconfortos e dores intensas. É comum a dor sumir em alguns dias, mas é importante ficar atento e procurar ajuda médica, nunca se automedicar.

“Dados da OMS apontam que 80% da população brasileira sofrem com dores nas costas e 36% foram atingidas por doenças crônicas. Geralmente as pessoas tratam tais patologias sozinhas, com analgésicos via oral, compressas e pomadas que promovem analgesia e hiperemia. Mas, o alívio é momentâneo e logo a dor volta a aparecer, muitas vezes mais intensa e até causar agravamento do quadro”, afirma o especialista em fisioterapia músculo esquelética,.

Dessa maneira, é indispensável à ida a um especialista. Quando o paciente é encaminhado para um fisioterapeuta, ele irá direcionar exercícios personalizados para o alívio da dor, agindo como tratamento á longo prazo, que irá trazer melhora para todo o corpo, além de atuar na prevenção, através de exercícios de aumento da força muscular, equilíbrio e elasticidade.

“Cada paciente chega ao consultório com uma queixa diferente, dessa maneira, a fisioterapia busca a causa dos sintomas, trazendo alívio e sensação de bem estar, fazendo com que aquele paciente retome suas atividades sem sofrer. É muito importante entender a necessidade individual e prescrever um tratamento personalizado, para obter resultados mais satisfatórios”, conclui Bernardo Sampaio.

 

redacao@cidadeverde.com

Imprimir