Cidadeverde.com
Viver Bem

Dicas para aproveitar a segunda-feira para mudar hábitos

Imprimir

Fotos:Pixabay/ fotos publicas

Durante uma final de semana regado à diversão e, às vezes, excessos, muitos utilizam à noite de domingo para repensar algumas atitudes e, assim, decidir mudar alguns hábitos, garantindo assim uma vida mais regrada e saudável. Claro, o dia escolhido para iniciar a transformação é a segunda-feira. Afinal, nada melhor do que iniciar a semana com pensamentos e atitudes positivas.

Assim como as promessas de fim de ano, em alguns casos, a empolgação é passageira. Com isso, logo os hábitos que incomodam retornam à rotina, transformando assim em frustração. Seja parar de fumar, iniciar uma dieta ou retornar para a academia, é possível sim utilizar o dia como uma alavanca motivadora para a transformação desejada.

Claro, a tarefa não é fácil. Às vezes, torna-se até penosa. Entretanto, é possível. Para obter sucesso na empreitada, uma dica importante é conhecer o “loop do hábito”. Aliás, o assunto é o tema principal do famoso livro escrito pelo jornalista Charles Duhigg

Como mudar?

Em linhas gerais, os hábitos são padrões de comportamento repetidos constantemente. Após determinado tempo, eles são assimilados e fazem parte da rotina do indivíduo. No final, acabam sendo realizados automaticamente.

Eliminá-los não é tão fácil. Entretanto, é possível remover a atitude indesejada utilizando a mesma arma: o loop do hábito. Para isso, algumas providências são necessárias. A primeira ação é identificar o problema. Pode parecer óbvio, mas muitas ações são tão convencionais que até passam despercebidas no dia a dia.

Na sequência, é necessário formar um plano de ação, identificar a deixa que inicia o hábito e, para conseguir evitá-lo, experimentar uma recompensa diferente.

Atividade física

Ao invés de chegar em casa e deitar no sofá para assistir televisão antes de ir para a academia, entre em casa, troque de roupas e siga diretamente para a atividade física. A recompensa? A endorfina liberada elo corpo gera a sensação de bem-estar. Além disso, vale sempre lembrar a satisfação de ver a melhora do condicionamento físico e da disposição.

Fumo

Outro hábito que vive na lista de mudanças é o tabagismo. Dados do Ministério da Saúde demonstram que 9,3% dos brasileiros afirmaram ter o hábito de fumar em 2018, de acordo com levantamento realizado. Aliás, o vício é considerado a principal causa de câncer de pulmão.

Deixar de fumar pode não ser fácil. Mas é possível. Ao utilizar o loop do hábito, é possível substituir a sensação proporcionada pelo fumo por recompensas saudáveis e muito prazerosas.

Para dar início ao processo, é recomendado jogar fora cigarros espalhados pela casa, carro e outros lugares Além disso, identificar os gatilhos que levam ao hábito de acender um cigarro e substituí-los. Exemplo: ao invés de fumar logo após beber café, experimente na sequência consumir um pedaço de chocolate ou uma castanha, modificando assim aquela rotina.

Dieta

Assim como ocorre com os outros hábitos, iniciar e, principalmente, manter uma alimentação balanceada pode ser uma tarefa difícil. Afinal, é muito mais fácil comprar um salgado frito na lanchonete da esquina que preparar e lembrar de levar para o trabalho uma refeição saudável.

Aqui, o loop do hábito também pode ser colocado em ação. Para facilitar a mudança, a dica é: organização. Ao invés de começar a planejar o cardápio do dia minutos antes de sair de casa, o ideal é reservar um tempo no dia anterior para programar e executar a missão. E não esqueça: mantenha na mente os benefícios a pequeno, médio e longo prazo que hábitos saudáveis promovem.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir