Cidadeverde.com

Professores e coordenadores são capacitados para o ensino da Lei Maria da Penha nas escolas

Imprimir

Foto: Ascom/PMT

Professores e coordenadores são capacitados para o ensino da Lei Maria da Penha nas Escolas Professores e coordenadores são capacitados para o ensino da Lei Maria da Penha nas Escolas

Representantes da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) realizaram nesta segunda-feira (19), capacitação de professores e coordenadores do município quanto ao Ensino da Lei Maria da Penha em Cordel nas Escolas. A capacitação aconteceu no Centro de Formação Professor Odilon Nunes.

Neste primeiro momento, a atividade contou também com a participação da doutora e professora da Universidade Federal do Piauí, Bárbara Jhones, que desenvolveu uma oficina sobre o tema de forma interativa. Logo em seguida, o evento foi conduzido pela gerente de Enfrentamento à Violência da SMPM, Lidiane Oliveira.

“Na oportunidade trabalhamos a perspectiva de discutir gênero e violência dentro da realidade de onde esses professores estão inseridos. Muitas vezes são para eles que essas crianças falam sobre as violências vivenciadas no ambiente doméstico, então os professores devem estar munidos de informações para saber como e para onde encaminhar essa criança e essa família”, pontua a gerente.

Para Simone Brandão, coordenadora pedagógica da escola Marcílio Rangel de Farias, localizada na Santa Bárbara, esse é um momento importante, pois além aprender mais para ensinar às crianças sobre a Lei Maria da Penha, por meio das informações adquiridas, os professores saberão auxiliar no encaminhamento necessário para cada caso de violência identificado.

“A região da escola em que trabalho é de uma vulnerabilidade social muito grande, em que as violências acontecem de todas as formas com as crianças. com as mães. E a gente precisa levar esses esclarecimentos para que sejam tomadas as devidas providências para cada caso, além de procurar promover cada vez mais uma educação de gênero e uma equidade entre meninas e meninos”, pontua a coordenadora.

Após a capacitação dos professores, a próxima etapa é levar, a partir do dia 02 de setembro, o projeto Lei Maria da Penha em Cordel para as escolas. De início, o total de 20 escolas vão ser visitadas. A visita deve contar ainda, com a presença do Cordelista, Tião Simpatia.

Segundo dados da Secretaria da Mulher, de 2014 até 2019 foram contabilizados mais de 65 mil crianças que já tiveram a oportunidade de escutar, ler e assistir à apresentação da Lei Maria da Penha em Cordel nas escolas.


Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais