Cidadeverde.com

Cuidados necessários para evitar a torção no tornozelo

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos gratis

Imagine a cena: após muita preparação, finalmente chegou o dia tão aguardado para aquela entrevista de emprego. Você acorda cedo, prepara um café da manhã especial, revisa os pontos mais importantes, escolhe a roupa ideal para a ocasião e sai de casa com antecedência para não se atrasar. O sapato não é tão confortável, mas considerado perfeito. Durante o trajeto, porém, um pequeno buraco prejudica esse momento tão especial. Apenas alguns segundos com falta de atenção durante o trajeto foram suficientes para provocar uma torção no tornozelo.

Situações do dia a dia não faltam para um problema assim acontecer. Afinal, com a vida cada vez mais agitada, a correria às vezes cobra o seu preço. Isso sem contar os obstáculos existentes pelo caminho. Os números não são tão atuais, mas ajudam a formar o cenário. De acordo a pesquisa sobre as características urbanísticas do entorno dos domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, 69% dos domicílios pesquisados possuíam calçadas em 2010. Os dados fazem parte do último Censo realizado.

Além dos desafios encontrados pelo caminho, os sapatos utilizados também não ajudam a evitar possíveis torções. Afinal, é comum deixar conforto e segurança de lado para garantir o visual desejado. 

O que é?

Antes de apresentar dicas para evitar o problema, é importante explicar o que é a torção no tornozelo. Conhecida como entorse, é considerada como uma das lesões mais comuns

O problema é provocado pelo estiramento ou até mesmo o rompimento total dos ligamentos. Por isso, a lesão pode ser considerada leve, moderada ou grave.  Entre os sintomas estão dor, inchaço e dificuldade ou incapacidade de caminhar.

Quando o problema acontece, aplicar gelo no local lesionado pode ajudar. Entretanto, não evite: procure um médico para que o diagnóstico seja realizado. Afinal, o profissional é capaz de indicar a gravidade, assim como o tratamento ideal para cada situação

Cuidados necessários

Acidentes acontecem, claro. Entretanto, alguns cuidados podem ajudar a evitar a torçado do tornozelo. A primeira dica é: atenção. Apesar de óbvia, essa recomendação faz sentido, principalmente na correria do dia a dia. Ao caminhar, observe as condições do piso.

Outra recomendação é o tipo de calçado. Para quem vai percorrer a pé um longo percurso é arriscado optar por sapato com salto alto, por exemplo. Afinal, um pequeno desculpo pode significar uma queda ou a torção.

Além disso, é muito importante a prática de atividade física para fortalecer a musculatura das pernas. Mas cuidado: atletas também são vítimas da entorse de tornozelo. Portanto, se você optar pelo pedestrianismo, por exemplo, não esqueça de usar um tênis ideal, além de tomar cuidado e evitar exageros.

Como já destacado, em caso de acidente, aplique gelo no local da lesão e procure um médico para o diagnóstico.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais