Cidadeverde.com

MP e Sesapi definem calendário de vistorias para melhorar saúde em três cidades do Piauí

Imprimir

Fotos: Analice Borges

Prefeitos, representantes da Secretaria de Estado da Saude do Piauí (Sesapi) e do Ministério Público do Estado (MPE) estiveram reunidos nesta sexta-feira (23) para discutir soluções técnicas na área de Saúde nos municípios de Corrente, Bom Jesus e São João do Piauí. O secretário da Saúde Florentino Neto destaca que foi estabelecido um calendário de vistorias conjuntas em hospitais da região para implementar uma série de melhorias. 

"O interesse é ter, durante as vistorias, o olhar da Secretaria de Saúde e do Ministério Público do Estado. Queremos ampliar nossa capacidade e vamos fazer isso com reformas. Já entregamos vários equipamentos para os hospitais destas cidades e vamos entregar mais. Foi uma reunião de diálogo, de convergência de esforços para que a gente chegue a um objetivo que é a saúde pública cada vez melhor", disse o secretário.

A promotora Cláudia Seabra,  representando do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde do MPE,  pontua que a agenda de contato rotineiro com o gestor do SUS estadual é importante para dirimir problemas dos três municípios que, historicamente, são vazios assistenciais na área da Saúde.

"Para que a gente atua bem em Saúde, defendendo o direito à população, garantindo o acesso, precisamos conhecer o sistema e atuar em conjunto com os atores desses sistema. A ideia é fazer uma reunião dentro da Secretaria de Saúde com promotores de justiça dos três municípios buscando soluções técnicas que são objetos de pautas de inquéritos civis instaurados nas promotorias e que também  são comuns e estão dentro do plano estadual de saúde. Conseguimos avanços, vamos ver os benefícios à sociedade e os promotores estão cada vez mais conhecedores do funcionamento do sistema, da realidade local", disse a promotora. 

Roberto Monteiro Carvalho, promotor de justiça em Bom Jesus, acrescenta que, recentemente, o Ministério Público firmou Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para melhorias do hospital de Bom Jesus e uma nova inspeção foi agendada após a reunião. 

"Na semana passada, fizemos uma inspeção para saber se as cláusulas relacionadas à estrutura do hospital foram cumpridas como questão de equipamentos, estrutura física e demais aspectos. Fomos aos hospital e percebemos que algumas não foram cumpridas como uma sala no pós-operatório. Hoje foi agendada uma nova inspeção para setembro entre técnicos da Sesapi e o MP. Buscamos  o diálogo com os gestores para tentar buscar soluções  consensuais para ver a melhor forma de atuação com o fim de oferecer melhores serviços à população", disse o promotor. 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais