Cidadeverde.com

Veja como aproveitar todos os benefícios do abacaxi

Imprimir

Fonte: Pixabay/ fotos gratis

Conhecido pelos portugueses como ananás, o abacaxi promove ótimos benefícios para a saúde. A fruta contribui para uma boa digestão. Além disso, ajuda a controlar os níveis de colesterol. Aliás, a fruta também é rica em fibras, vitaminas C, B1, B6, ferro e magnésio. Portanto, quando associado ao consumo de água, ajuda no funcionamento correto do intestino.

Para não errar na hora da compra, preste atenção se o abacaxi está sem manchas escuras e se o cheiro está agradável. As folhas sinalizam se a fruta está madura, pronta para o consumo. No entanto, para descobrir, o ideal é puxar uma delas. Aqui, quanto mais fácil sair, mais madura está

Curiosidade

O abacaxi amadurece enquanto está no pé. Portanto, os mais amarelados são a escolha certa. Assim que se desprende, a fruta costuma já estar com o teor máximo de açúcar, doce e suculenta.

O abacaxi pode ser consumido de várias maneiras. Por ser uma fruta cítrica, combina muito em saladas de folhas, sucos detox e sobremesas.

Suco da casca

Antes de jogar a casca na lata do lixo, lembre-se: a casca do abacaxi acumula mais nutrientes que a polpa. Além disso, promove maior saciedade, além de concentrar os maiores níveis de bromelina (substância que facilita a digestão, a expectoração e ainda é anti-inflamatória).

Portanto, aproveite para fazer um delicioso suco. Mas de jogar tudo no liquidificador, é importante higienizar bem a casca antes de usá-la, pois ela pode acumular sujeiras e agrotóxicos por conta da textura desuniforme.

Para o suco, leve a casca de um abacaxi para cozinhar com um litro de água. Logo após, bata no liquidificador, coe e adoce a gosto. Complete com água gelada. Se preferir, acrescente duas folhas de hortelã antes de bater. 

Doce

Para manter uma dieta equilibrada, não é recomendado consumir constantemente doces. Entretanto, é possível abrir uma exceção no cardápio. Aliás, a sobremesa ajuda, por exemplo, a combater aquela vontade de comer uma barra de chocolate ao leite, por exemplo. Mas, atenção: evite exageros

Aqui, o preparo é fácil. Além de um abacaxi grande e maduro, separe os seguintes ingredientes: 1 xícara (chá) de água, 2 cravos, 1 canela em pau e 5 colheres de açúcar demerara.

Primeiro, corte a fruta em cubos. Depois, dissolva o açúcar na água e cozinhe em fogo alto até começar a ferver. Na sequência, adicione o abacaxi, além do cravo da canela. Aqui, não esqueça de diminuir o fogo.

Toda a mistura deve cozinhar de forma lenta, além ficar com a textura desejada. É importante mexer um pouco para não grudar na panela. Se necessário, acrescente um pouco mais de água. Por fim, transfira o doce para uma travessa e leve para a geladeira.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais