Cidadeverde.com

Como a tecnologia influencia o estilo de vida das pessoas atualmente

Imprimir

A tecnologiatem um grande impacto na vida das pessoas, mas muitas vezes elas não percebem o tamanho da sua influência em diversos aspectos.

Por incrível que pareça, a tecnologia é um aspecto que influencia, inclusive, o sono das pessoas, já que hoje em dia é bastante comum, por exemplo, que usuários utilizem aplicativos para monitorar o seu momento de repouso. Assim, podem receber estatísticas detalhadas e perceber se há algo de errado com a sua saúde.

As inovações tecnológicas podem ser utilizadas com diferentes propósitos: alguns relacionados ao ambiente de trabalho e à melhoria da produtividade, outros mais ligados à vida social e aos cuidados com a saúde. Esse é o caso, por exemplo, dos aplicativos que nos auxiliam em relação ao nosso bem-estar e à socialização, nos ajudando a meditar, a emagrecer, a encontrar relacionamentos, etc.

Devido aos diversos usos da tecnologia em nosso dia a dia, um aspecto importante é estarmos atentos à maneira como a integramos ao nosso estilo de vida, visto que dessa forma podemos extrair o melhor que ela oferece, visando o equilíbrio e a saúde da mente e do corpo.

Transporte e mobilidade urbana

Uma das formas pelas quais a tecnologia tem influenciado os hábitos das pessoas atualmente é por meio dos aplicativos de transporte, como é o caso do Uber, que oferece à população – mais acostumada ao uso de automóvel próprio ou transporte público – uma forma diferente de locomoção. Além do Uber, há também aplicativos que oferecem formas inusitadas de locomoção, como patinetes elétricos e bicicletas, a fim de facilitar a vida das pessoas.

Os transportes por meio de aplicativos viraram uma febre nas cidades, e muitas pessoas associam o uso deles com o de transportes públicos, para, assim, conseguirem chegar mais rapidamente aos lugares. Além disso, muitas vezes essa opção acaba tendo um melhor custo-benefício do que utilizar somente o transporte público.

Muitos aproveitaram o surgimento dessas modalidades de aplicativo para vender seus carros e utilizar outras formas de mobilidade na cidade, afinal, assim deixam de ter os gastos gerados por um automóvel e têm uma vida mais sustentável, que pode incluir o uso de diferentes meios de transporte, como a já mencionada bicicleta.

No entanto, contrariamente ao que o senso comum costuma pensar, utilizar esses aplicativos de transporte pode não sair tão caro quanto se imagina. A modalidade Juntos, do Uber, por exemplo, é uma opção econômica, pois por meio dela o usuário compartilha a viagem com outras pessoas que queiram fazer um trajeto semelhante e, consequentemente, pagam mais barato pela corrida.

Outro aplicativo que não dá pra deixar de mencionar é o Yellow, serviço de aluguel de patinetes elétricos e bicicletas que ficou conhecido no Brasil inteiro. Basta baixar o app, colocar créditos na sua conta e sair em busca de patinetes e bicicletas pela cidade.

Além desses aplicativos, há também os que oferecem a possibilidade de alugar a bicicleta de um particular, como é o caso do Spinlister. Ele está presente em várias cidades brasileiras e funciona também em outras cidades do mundo, para que você tenha uma opção diferente de locomoção quando estiver viajando.

Por conta de todos esses aplicativos que facilitam a locomoção, atualmente é muito mais fácil deixar o carro em casa, nem que seja apenas por alguns dias da semana, e fazer a combinação de diferentes formas de transporte para fugir do trânsito das grandes cidades.


Fonte: Pixabay

Relacionamentos

Outra mudança de hábito que as pessoas têm vivenciado com a imersão tecnológica é a forma como nos relacionamos, pois a forma de buscar por um novo amor também foi um aspecto que mudou muito com a tecnologia. Hoje, basta se cadastrar em sites da web e em aplicativos para encontrar pessoas disponíveis.

Existem muitos aplicativos de relacionamento que permitem que os usuários encontrem pessoas interessantes. Muita gente têm utilizado esses aplicativos para buscar relacionamentos com pessoas que moram perto, seja nas grandes cidades ou nas pequenas, como mostra o Badoo, que já chegou até mesmo nas menores cidades brasileiras, como Parauapebas, no Pará. 

Não foi somente a forma de encontrar um relacionamento que mudou, mas também a maneira por meio da qual as pessoas lidam com os namoros e casamentos. Enquanto antigamente era muito complicado manter um relacionamento à distância, já que as ligações por telefone acabavam saindo muito caras, atualmente esse problema não existe mais. Afinal, existem aplicativos de mensagens instantâneas, como o Whatsapp, o Facebook e o Instagram, além de diversas formas de fazer chamadas de vídeo, como é o caso do Skype. Dessa forma, a tecnologia nos ajuda a matar as saudades.

Assim, os relacionamentos à distância têm maiores chances de dar certo, já que os casais podem estar constantemente em contato, sem que precisem necessariamente morar na mesma cidade ou no mesmo país. 

Sono

Um dos hábitos que foram modificados pela tecnologia, conforme mencionado anteriormente, é o sono. Uma das maneiras pelas quais os aplicativos trouxeram benefícios para as pessoas dormirem melhor foi por meio da meditação, prática que é oferecida por muitos deles e que ajuda os usuários a lidar com o estresse que o cotidiano pode gerar.  

Além disso, existem aplicativos que monitoram o sono, fornecendo estatísticas detalhadas e gráficos para que os usuários possam ter uma ideia melhor a respeito do que está afetando o seu momento de descanso e como isso pode melhorar. Esse monitoramento pode ser feito por meio do smartwatch ou mesmo apenas deixando o celular ao lado da cama.

Normalmente, esses aplicativos oferecem também diferentes opções de sons para despertar, para que você possa acordar com sons crescentes, sem que seja despertado de forma brusca ou tomando um susto todas as manhãs. Um deles em especial, o Sleep Cycle, consegue determinar a fase do sono em que o usuário se encontra através das vibrações e sons e desperta a pessoa quando ela está no sono leve, para garantir que desperte no momento ideal, quando o corpo estiver descansado. Para isso, ele utiliza melodias cuidadosamente selecionadas.

Alguns aplicativos podem também ajudar os usuários a cochilar ao longo do dia, com funcionalidades específicas para que as pessoas descansem entre 10 e 60 minutos. Esse descanso ao longo do dia pode melhorar a concentração e oferece benefícios para o sistema imunológico e cardiovascular.

Alimentação

Um dos principais problemas que as pessoas enfrentam atualmente é conseguir se alimentar de forma saudável, já que muitas passam o dia inteiro fora de casa e acabam comendo em restaurantes todos os dias. Por isso, existem aplicativos que ajudam os usuários a preparar as refeições da semana com antecedência, para que assim possam levar marmitas para o trabalho.

Além disso, para pessoas que estão fazendo dieta, alguns aplicativos permitem contar as calorias de cada alimento, monitorar o peso e verificar o IMC, auxiliando as pessoas a chegar mais facilmente ao peso desejado.

Alguns deles analisam não somente os dados relacionados aos alimentos ingeridos e ao peso, mas vão mais além e fazem também análises do sono, dos níveis de humor e das condições de saúde em geral, para que a avaliação seja ainda mais completa.

A tecnologia permite, inclusive, que certas balanças sejam pareadas com o smartphone e que os resultados sejam recebidos imediatamente pelo celular. Assim, as pessoas não correm o risco de esquecer de adicionar o peso no aplicativo.

Mas não são somente os aplicativos para perda de peso e alimentação saudável que estão relacionados com a mudança de hábitos alimentares dos usuários, pois alguns deles também auxiliam pessoas que possuem intolerância e alergias aos alimentos. Esse é o caso do Ilergic, que descobre os produtos ideais para os usuários de acordo com informações do rótulo e experiências de outras pessoas.

Atividade física

Por fim, a tecnologia influencia também no físico das pessoas, com um grande número de aplicativos que visam motivar as pessoas a praticar exercícios físicos, evitando, assim, o sedentarismo.

Uma das maneiras por meio das quais ela tem beneficiado os usuários é através das redes sociais, pois existem grupos online em que as pessoas oferecem incentivo umas às outras para continuar praticando atividades físicas diariamente.

Tem sido muito comum também encontrar nas redes sociais os chamados "desafios", que consistem, por exemplo, em postar algo relacionado à pratica de exercícios físicos durante um determinado número de dias.

Além disso, os aplicativos que visam incentivar as pessoas a praticar exercícios físicos somente tem aumentado. Existem, por exemplo, os que funcionam através de aulas online, que permitem aos usuários praticar suas atividades físicas em casa.

Enquanto alguns aplicativos podem ser mais focados em determinada atividade física, como ocorre com alguns que oferecem yoga, outros proporcionam diversos tipos de aula à sua escolha.  Há também os que são específicos para algum objetivo que o usuário queira atingir, como conseguir participar de uma corrida de 5 km.

Um dos dispositivos que ajudam as pessoas a se manter em forma e obter informações sobre as suas atividades físicas é o smartwatch, que é um relógio pareado com o smartphone e que permite que a pessoa tenha acesso a gráficos, contador de passos, dentre outras funcionalidades.

Vê-se, portanto, que a tecnologia pode melhorar muito a qualidade de vida das pessoas por meio dos aplicativos. O único requisito é que os usuários estejam sempre atentos às novidades por ela oferecidas.

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais