Cidadeverde.com

Ministério da Aeronáutica determina retirada de 200 imóveis para ampliar aeroporto

Imprimir

Foto: Cidadeverde.com

O Ministério da Aeronáutica determinou a retirada de 200 pontos considerados obstáculos para a ampliação do aeroporto Petrônio Portella, localizado na avenida Centenário, zona Norte de Teresina.

Os pontos como a torre da igreja da Vila Operária, bem como prédios e antenas terão que ser retirados com o novo projeto. O atual aeroporto vai entrar no pacote de Parcerias Públicas de Investimentos (PPIs). O governo federal quer que nas regras do leilão a empresa vencedora seja responsável por realizar o estudo de viabilidade técnica.

Em audiência, nesta segunda-feira (02), vereadores e líderes comunitários pediram esclarecimentos também sobre o andamento das conversas para a construção do novo aeroporto. O vereador R.Silva, autor da audiência, afirma que o atual aeroporto prejudica o crescimento da cidade.

"O atual aeroporto se localiza em uma área baixa. O Governo Federal vai leiloar até setembro de 2020 seis aeroportos e entra o de Teresina. No mesmo lote tem São Luis, Imperatriz, Palmas, Goiânia e Petrolina. O Ministério da Areonáutica determinou a retirada de obstáculos em volta do aeroporto. São mais de 200 como igrejas, prédios, residências e antenas. A cidade não consegue crescer verticalmente", disse R. Silva.

O vereador pede atenção para a situação das famílias que correm o risco de serem desalojadas para a ampliação do aeroporto atual. 

"Para o aeroporto ficar no padrão dos demais aeroportos é necessário remover 1.626 famílias. Isso vai custar mais caro do que para construir um novo aeroporto. A audiência inicia uma nova etapa e vamos cobrar do governo do estado e da bancada federal que possam ajudar neste trabalho", afirmou.

O superintendente do aeroporto de Teresina, Fernando Nicassio, informou que o atual aeroporto passa por mudanças para melhorar a qualidade de atendimento aos usuários. Segundo ele, ano passado o aeroporto recebeu  1.1 milhão de passageiros.

"Alguns ajustes são necessários. A discussão do novo aeroporto é  viável. Na verdade, temos um aeroporto operacional. Como tal teremos o empenho para que ele continue funcionando. Ano passado recebemos 1, 1 milhão de passageiros. Tem vários espaços para novos voos de acordo com a demanda. O novo aeroporto compete ao Governo Federal", disse.

Fernando Nicassio comenta sobre o trabalho feito para eliminar obstáculos e aumentar a segurança dos voos. 

"Temos feito um trabalho com a prefeitura para eliminar obstáculos para garantir a segurança. Se a segurança estivesse ameaçada, órgãos como a Anac já teriam pedido a intervenção. Não temos dificuldades para acompanhar as ações. Mas a Infraero não discute o novo aeroporto", disse.

 

NOVO AEROPORTO

O secretário de Transportes, Gustavo Aquino, afirma que o Governo do Estado busca parceria com o Governo Federal para construção do novo aeroporto. Segundo ele, existe a realização de um estudo.

"A secretaria de Transportes fez um estudo preliminar há três anos discutindo a viabilidade para a construção do novo aeroporto. Estive com o governador, com o Minsitro da Infraestrutura que confirmou que será feita uma Parceria Pública de Investimentos ( PPI). É sabido que o aeroporto atual engessa o crescimento da cidade além do transporte de carga. Isso prejudica a vinda de empresas. O aeroporto é  federalizado e tem que ter um estudo concretizado para apresentar ao governo federal que vai fazer os investimentos. É preciso ter uma proposta mais concreta para que os investimentos possam ser feitos", afirmou Gustavo Aquino.

Representando a prefeitura, a secretária executiva de Planejamento, Jhamille Aquino, afirmou que a prefeitura defende a construção de um novo aeroporto.

"Estamos em pleno processo de revisão do plano diretor de ordenamento territorial. Concordamos com a construção de um novo aeroporto para o crescimento urbano. É  cômodo continuar no mesmo local, mas temos essa necessidade. Dentro da revisão temos como estratégia repensar um novo local para o aeroporto. Precisamos da União de todos para repensar o local. Temos a informação que com a privatização ficou o compromisso da Infraero repensar que a empresa que ganhar vai fazer um estudo técnico para saber qual o melhor local para construir um novo aeroporto. Não é só dizer vai ser aqui. Tem que ter estudo de viabilidade", disse Jhamille Aquino.

 

Flash Lídia Brito
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais