Cidadeverde.com

AGU quer recolher revista que chama brasileira de 'popozuda'

Imprimir

A Advocacia Geral da União, por meio da Procuradoria Regional Federal da 2ª Região, entrou com uma ação na Vara Federal do Rio de Janeiro pedindo a retirada de circulação da revista Rio For Partiers (Rio para festeiros), que chama algumas brasileiras de "máquinas de sexo" e classifica os bailes de carnaval como "atividades de semi-orgia". A ação foi movida a pedido da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), que considerou que a publicação incentiva a prática de exploração sexual.

Na publicação, da Editora Solcat Ltda., as mulheres brasileiras são classificadas em quatro tipos: "Britney Spears", "popozuda", "hippie/raver" e "Balzac". O primeiro seria o das filhinhas de papai, avessas a cantadas. O segundo o das mulheres intituladas "máquinas de sexo", com as quais, de acordo com a revista, "ir ao motel é sempre uma boa possibilidade".

As "hippies/ravers" são definidas como garotas "difíceis de beijar", mas "fáceis de ir para a balada", enquanto a "Balzac" como mulher que, se tratada "como uma dama", retribuirá o companheiro tratando-o "como um rei, talvez não hoje à noite, mas amanhã com certeza".

A revista utiliza na capa, sem autorização, o selo Brasil Sensacional, do Ministério do Turismo, criado para divulgar internacionalmente a imagem do País. Ao pedir a retirada de circulação da revista, a AGU defendeu ainda a cobrança de multa diária mínima de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

Segundo o procurador federal Marco Di Iulio, responsável pela causa, a publicação viola "um dos fundamentos do próprio Estado Democrático de Direito - a dignidade da pessoa humana, tendo em vista a exposição vexatória do povo brasileiro com o intuito de promover a exploração sexual".
 
 
 
 
Fonte: Terra

 

 

 
 
 
 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: