Cidadeverde.com

Dicas para manter a casa livre de ácaros e fungos

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Quanto menos ácaros tiver tomando conta da sua casa, melhor. Afinal, é impossível acabar com eles Quem sofre de alergia respiratória ou dermatológica sabe que precisa ficar atento com alguns cuidados para reduzir as crises. A limpeza melhora a qualidade no ambiente. Esse hábito, aliás, é fundamental para se livrar de ácaros e fungos, que são os principais responsáveis do sintoma.

Os ácaros se instalam em locais com muito pó, como por exemplo em colchões, travesseiros, tapetes, pilha de objetos, brinquedos de pelúcia. Já os fungos são encontrados em ambientes fechados e suspensos no ar. Dentro de armários, malas e até nos rejuntes de azulejos.

Dicas

Por esse motivo, é importante redobrar a atenção, cuidando da limpeza e mantendo os ambientes bem arejados. Para controlar as reações alérgicas é necessário remover o pó e a sujeira com a ajuda do aspirador. O famoso paninho levanta o pó e a vassoura espalha a sujeira. Isso faz o ar ficar contaminado, piorando a alergia. O ideal é aspirar a casa duas vezes por semana. 

Os principais focos de acúmulo de pó são pelúcias, travesseiros, colchão e a roupa de cama. Esses brinquedos devem ser lavados a cada 15 dias As roupas de cama precisam ser trocadas com frequência. Já colchão e travesseiros exigem higienização.

Aliás, é indicado o uso de capas especiais contra ácaros, que devem ser lavadas a cada dois meses. Prática comum, não é recomendado deixar o travesseiro debaixo do sol. Isso porque o calor cria um ambiente favorável para a proliferação do problema

Prevenção

Uma ótima saída para prevenir alergias ainda é evitar carpetes, tapetes e cortinas em casa. Eles pioram as crises alérgicas. Entretanto, sujeira nos rejuntes também concentra muita bactéria e bolor. Por isso, mantenha os azulejos e rejuntes sempre limpos, principalmente no banheiro, onde é o cômodo mais sujo da casa.

Vale ressaltar pra que quem é alérgico não esquecer de substituir produtos de limpeza fortemente perfumados por biodegradáveis. O vinagre é um excelente desinfetante e uma opção barata. Também não esqueça de providenciar com regularidade a limpeza do ar condicionado.

Antes de usar antialérgicos ou se automedicar, procure a ajuda de um médico especialista para orientá-lo corretamente no tratamento de alergias, asma e outras doenças do sistema imunológico.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais