Cidadeverde.com

FMS recebe quase duas mil novas doses de vacina contra o sarampo

Imprimir

Quase 2 mil novas doses da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo e outras doenças chegaram a rede pública de saúde de Teresina. Foram 1980 doses, distribuídas entre 19 salas de vacina de todas as zonas da cidade e disponíveis a partir desta segunda (23).

Em razão da grande procura, os postos de Teresina tiveram redução no estoque. Assim, o Ministério da Saúde, responsável por adquirir e distribuir o material aos municípios, providenciou o reabastecimento para suprir a demanda.

Kelcen Eulálio, membro técnico da vigilância epidemiológica da Fundação Municipal de Saúde (FMS) explica que município de Teresina também vai participar de uma campanha nacional recomendada pelo Ministério da Saúde.

"Nós teremos uma campanha em outubro, que vai de 7 a 25 de outubro que vai focar nas crianças de três meses a menores de 5 anos. Teremos o dia D no dia 19 de outubro. Em novembro, no dia 30 será feita uma campanha para jovens de 20 a 29 anos. No surto de São Paulo, depois das crianças em número absoluto é a faixa que teve maior número de casos”, pontuou.

Os profissionais de saúde, independentemente da idade, devem tomar duas doses. A vacina só é contraindicada para gestantes e pessoas com baixa imunidade, como pacientes em tratamento contra o câncer ou portadores de doenças que enfraquecem o sistema imunológico (como a gripe), já a vacina é feita com vírus vivo e atenuado, o que pode causar alguns efeitos colaterais.

PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO DE VACINAS SARAMPO – 23/09/2019

ZONA NORTE

. Hospital da Primavera

. UBS Santa Maria Codipi

. Hospital Buenos Aires

. Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo

. UBS Ceci Fortes

 

ZONA SUDESTE

. Hospital do Dirceu

. UBS Renascença

. UBS Alto da Ressurreição

. UBS Carlos Alberto

. UBS Todos os santos

 

ZONA LESTE

. Hospital do Satélite

. UBS Santa Isabel

. UBS Ininga

. UBS Piçarreira

 

ZONA SUL

. UBS Parque Piauí

. Hospital do Promorar

. UBS Vermelha

. UBS Lourival Parente

. UBS Vila Irma Dulce

 

A doença

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa e que pode levar a complicações graves e óbito. “A pessoa pode apresentar febre, tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar. Em torno de 3 a 5 dias, outros sintomas podem aparecer, como manchas vermelhas no corpo”, informa Amariles Borba. “A sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo a outras pessoas”, esclarece a diretora.

Valmir Macêdo (Com informações da TV Cidade Verde)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais