Cidadeverde.com

Fascite plantar: causas, sintomas, prevenção e tratamento

Imprimir

Foto: Pixabay/ foto gratis

A fascite plantar é a causa mais comum de dor crônica no calcanhar. Isso pode ocorrer durante a prática esportiva, principalmente ao correr ou pular. A musculatura da sola do pé, que vai do osso calcâneo até a base dos dedos, é recoberta por uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico.

A fáscia plantar tem a função de manter firme a curvatura do pé. O diagnóstico clínico pode ser feito a partir do relato dos sintomas, sendo reforçado por raio-x e ultrassom para que o problema não se confunda com o esporão ou outras patologias.

Causas e sintomas

As causas ainda não são conhecidas. Entretanto, estiramentos recorrentes e pequenos traumatismos na fáscia plantar estão presentes na maioria das ocorrências.

Dores fortes embaixo do pé, perto do calcanhar, inchaço, sensibilidade ao tocar e vermelhidão caracterizam esta doença. Geralmente se intensifica no período da manhã e alivia com o caminhar. Ficar em pé por muito tempo ou subir escadas também podem fazer com que a dor se apresente.

Risco

O risco é maior para atletas, corredores, bailarinos e ginastas. O uso contínuo do salto alto e o sobrepeso contribuem para o aparecimento da fascite plantar, que é mais comum entre as pessoas de 40 a 60 anos, igualmente para homens ou mulheres. Quem apresenta o quadro de pés chatos ou cavos e ainda Tendão de Aquiles mais curtos, consequentemente, aumentará a pressão sobre a fáscia plantar, tornando assim fatores de risco.

Tratamento

Uma série de ações podem ser usadas no tratamento, que devem ser prescritas pelo médico ortopedista após consulta de acordo com a gravidade apresentada. Todas com o objetivo de combater a inflamação, diminuindo a dor e dando ao paciente a condição de manter a sua vida normalmente.

Recursos terapêuticos como repouso, gelo, fisioterapia, palmilhas, órteses, ondas de choque, podem ser prescritos. O uso de analgésicos, anti-inflamatórios não esteroides, aplicação de toxina botulínica, infiltrações de anestésicos ou corticosteroides e até mesmo cirurgia são recursos também muito utilizados.

Prevenção

Musculação, mobilidade e equilíbrio em treinos regulares são sem dúvida a principal forma de prevenir. É importante alongar músculos e ligamentos antes das atividades físicas. Evite o aumento de peso, andar descalço no chão duro, caminhar nas pontas dos pés e salto alto. Use calçados com amortecimento.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais