Cidadeverde.com

Sobe para seis o número de praias no Piauí atingidas por manchas de óleo

Imprimir

Fotos: Instituto Tartarugas do Delta

Subiu para seis, o número de praias atingidas por manchas de óleo no Piauí. Além da praia do Arrombado, o material foi encontrado em Atalaia, Peito de Moça, Coqueiro, em Luís Correia, além de Pedra do Sal em Parnaíba e Cajueiro da Praia.

A maioria das novas manchas apareceu na tarde desta segunda-feira (30).

Segundo o comandante Dante Duarte, da Capitania dos Portos, o ICMBio informou que um galão com óleo foi encontrado na praia do Sesc, no entanto, o orgão não sabe ainda em que circunstâncias o objeto foi parar no local.

Oito estados do Nordeste já foram atingidos pelo óleo. Apenas a Bahia não registrou o material.

O resultado conclusivo das amostras, solicitadas anteriormente pelo Instituto e pela Capitania dos Portos, e cuja análise foi feita pela Marinha e pela Petrobras, apontou que a substância encontrada nos litorais trata-se de petróleo cru, ou seja, não se origina de nenhum derivado de óleo.

Investigação do Ibama com apoio dos Bombeiros do DF aponta que o petróleo que está poluindo todas as praias seja o mesmo. Contudo, a sua origem ainda não foi identificada. Em análise feita pela Petrobras, a empresa informou que o óleo encontrado não é produzido pelo Brasil. O Ibama requisitou apoio da Petrobras para atuar na limpeza de praias. 

 

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais