Cidadeverde.com

Chuva com ventania provoca destruição, falta de energia e queda de árvores

Imprimir

Atualizada às 17h25

Fortes ventania com chuva provocaram destruição na tarde desta sexta-feira (11), por volta das 16h, em Teresina. O climatologista Werton Costa informou ao Cidadeverde.com que o fenômeno foi concentrado nas zonas Sudeste e Sul.  Ainda não há com precisão a velocidade dos ventos, que foram fortes e intensos. Alguns bairros estão sem energia elétrica. 

Werton Costa acompanhou o fato e relatou que "é uma pancada de chuva isolada provocada pela combinação da elevada temperatura e a umidade do ar, que estava em 63%. Ela começou na zona Sudeste e foi migrando para a zona Sul", ressaltou. Segundo ele, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) informou que a chuva foi de 2 milímetros e que os ventos chegaram a 35km/h.

Ainda não se sabe os estragos com os fortes ventos. O Corpo de Bombeiros relatou que, até às 16h33, recebeu um chamado de uma árvore caída na Avenida João XXIII nas proximidades da Avenida Homero Castelo Branco. A pista está parcialmente interditada.

O Cidadeverde.com recebeu imagens de algumas casas e centros comerciais destelhados. Na rua Riachuelo, um poste e parte do muro de um supermercado caíram. A via está interditada e a região está sem energia. Na avenida Barão de Gurgueia, a força do vento quebrou vidros de uma concessionária de veículos.



A Rua Buriti dos Lopes, no bairro São Pedro, registrou muitos estragos. Parte da estrutura de uma distribuidora do medicamento foi arrancada com a forte ventania, caindo na rua. Um pequeno prédio também na Rua Buriti dos Lopes teve uma estrutura de ferro arrancado e atingiu pelo menos seis casas, que tiveram telhas arrancadas

Às 17 horas, o Corpo de Bombeiros relatou que muitas quedas de árvores estão chegando à corporação. A equipe também foi chamada para uma ocorrência de incêndio em um apartamento no Parque São João, zona Sul. Os moradores acreditam que foi um curto-circuito provocado pela ventania. 

Foto: Rayldo Pereira

Na última sexta (04), uma forte chuva com ventos provocou transtornos aos moradores, alguns chegaram a ficar mais de 72 horas sem energia elétrica porque a fiação foi atingida. 

HUT

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) também registrou falta de energia por aproximadamente dez minutos. Nesse período, os quatro geradores da unidade de saúde entraram em operação. O fornecimento já foi restabelecido.

A Fundação Municipal de Saúde disse que até às 17h19 não recebeu nenhuma informação de falta de energia nas Unidades Básicas de Saúde. Na ventania de sexta (4), as vacinas foram recolhidas para mantê-las com qualidade. 

Nota de esclarecimento da Equatorial

"A Equatorial Piauí informa que houve um aumento no volume de ocorrências de falta de energia elétrica em áreas isoladas de Teresina nesta sexta-feira (11) em virtude do temporal e fortes ventos que causaram danos à rede elétrica em algumas áreas da cidade. Cabe esclarecer que a Equatorial Piauí já  ampliou o número de equipes de plantão para o restabelecimento da energia elétrica para as áreas atingidas. É importante destacar que áreas com rede de distribuição de energia elétrica partida e com postes danificados recebem atendimento prioritário em virtude da segurança das pessoas".

 

Carlienne Carpaso
[email protected]

  • rua.jpg Internautas
  • joao1.jpg Internautas
  • joao2.jpg Internautas
  • buriti2.jpg Internautas
  • buriti.jpg Internautas
  • carvalho.jpg Internautas
  • estragos6.jpg Internautas
  • estragos5.jpg Internautas
  • estragos4.jpg Internautas
  • estragos3.jpg Internautas
  • estragos1.jpg Internautas
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais