Cidadeverde.com

Juíza proíbe transferência de Correia Lima para presídio no Paraná

Imprimir
Correia Lima não tem mais patente da PM e nem regalias do Exército 
 
O secretário estadual de Segurança, Robert Rios Magalhães, informou ao Cidadeverde.com que recebeu decisão de juíza impedindo que o ex-coronel José Viriato Correia Lima, acusado de chefiar o crime organizado no Piauí, deixe o quarto que ocupa em  dependências da Polícia Militar e vá para um presídio comum. A decisão vai contra o pedido de Robert Rios, que cobrou a transferência após informações divulgadas na TV Cidade Verde. Autoridades afirmam que o preso não tem direito a regalias.
 
Correia Lima está desde 1999 em um quatro nas instalações do GATE - Grupo de Ações Táticas Especiais. No início de 2008, ele perdeu a patente de coronel, e deveria sair da custódia da PM, indo para um presídio comum. No entanto, nada mudou em um ano. Além disso, o Exército Brasileiro contestou argumentação da defesa do ex-coronel de que ele teria privilégios por ser tenente da reserva.
 
Robert Rios enviou ofício ao comandante geral da PM, coronel Francisco Prado, para que cuidasse da transferência. Segundo o secretário, Correia Lima estava sendo preparado para ser levado a um presídio de Teresina, mas a ação foi suspensa após a decisão da juíza de direito Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho, que responde pela 2ª Vara de Execuções Penais. "Como é que uma juíza de direito manda um preso que não tem mais patente continuar sob custódia da PM?", indagou Robert.
 O secretário, que era delegado federal na época em que os crimes foram desbaratados e Correia Lima preso, promete manter sua luta para que o ex-coronel perca as regalias. Ele afirmou que comunicará o fato ao presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, ao corregedor geral de Justiça, e ao Conselho Nacional da Magistratura. "É o homem mais forte do Piauí. Talvez mais forte que o Papa! Não me estranha que ele não seja julgado depois disso", completou Rios.
 
Entre outros crimes, Correia Lima foi acusado de fazer seguro de vida para funcionários em benefício próprio, para depois matá-los e ficar com o dinheiro. Do grupo que foi preso com o ex-coronel, cinco já foram soltos, entre eles três dos seus irmãos.
 
Atualizada às 19h
A juíza Júnia Fialho não quis gravar entrevista com a TV Cidade Verde, mas afirmou que a transferência não pode ser feita enquanto recurso impetrado pela defesa contra a perda de patente não for julgado no Tribunal de Justiça do Piauí.
 
No final da tarde, Robert Rios recebeu a confirmação de que existe vaga para levar Correia Lima para o Paraná. Ele ficaria no presídio de Catanduvas, e não em Teresina.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: