Cidadeverde.com

É possível substituir gordura trans por opções mais saudáveis

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos gratis

Presente em muitos produtos processados, a gordura trans é uma inimiga da alimentação saudável. Tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) quer banir determinados produtos industrializados até 2023. O plano da OMS é que sejam evitadas cerca de 500 mil mortes por ano provocadas por doenças cardiovasculares que acontecem por maus hábitos de alimentação. Estima-se que a gordura trans aumente os riscos de problemas cardíacos em 21% e as mortes em 28%.

E não é só isso. Pesquisa publica pela revista americana Neurology sugere que o consumo da gordura aumenta as chances da pessoa desenvolver alguma demência. O estudo mostra que a substância aumenta os riscos em 75%. Os pacientes foram acompanhados por 10 anos.

Substitutos

Mas existem formas de evitar sem fugir do sabor. Há muitos vilões que facilitam a vida no dia a dia, mas vale a pena fazer um esforço. É o caso do sorvete de pote. Dá para trocar por massas que utilizam frutas com base, eliminando a gordura trans e, de quebra, o excesso de açúcar. Pode usar cacau, baunilha, coco, só para citar alguns exemplos.

Caso você seja aficionado por batatas, prefira assar ao invés de fritar. Vale até cortar em palitos ou rodelas.

No caso das margarinas e manteigas, é bem difícil substituir por outras opções. Entretanto, que tal experimentar um patê de pasta de amendoim, por exemplo? Diversifique. É possível usar abacate com sal também. Assim como aquela pizza ou a farinha de trigo, que vai em tudo. Troque pela versão integral.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais