Cidadeverde.com

Sarampo: FMS ainda não tem data para vacinação de bebês de até 9 meses

Imprimir

A Fundação Municipal de Saúde ainda não tem data definida para a imunização contra o sarampo de crianças abaixo de nove meses de idade. A previsão, segundo o órgão, é que o Ministério da Saúde envie as doses ainda esta semana para Teresina. No Dia D de vacinação, realizado no último sábado (26), a vacina foi contraindicada para bebês entre seis e nove meses de idade.

Os responsáveis por bebês nessa faixa etária devem aguardar calendário de divulgação com as vacinas apropriadas.

Em Teresina, o índice de cobertura vacinal ainda não foi atingido, mas é preciso chegar até 95%.

A maioria dos casos de sarampo no Brasil atingiu crianças menores de um ano de idade o que fez o Ministério da Saúde reforçar a vacinação em bebês a partir dos 6 meses de vida. 

A gerente de vigilância em saúde da FMS, Amariles Borba, explicou que a contraindicação do dia D se deu pelo próprio laboratório fabricante, localizado na Índica“. A gente tem que obedecer essa solicitação do produtor para que não haja efeito adversos, que não são desejados”, pontuou.

Duas doses

Amariles também reforça a importância da dose em até um ano e aos 15 meses. 

“Quando a vacina é feita em (um bebê) menor de um ano, você só tem 87% de proteção. Quando você faz uma dose com um ano e uma dose com 15 meses, você consegue proteger 99% das pessoas. Portanto, um esclarecimento para a população que não deixe de vacinar as crianças menores de um ano e com quinze meses tem que ter duas doses”. 

Sarampo

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa e que pode levar a complicações graves e óbito. A pessoa pode apresentar febre, tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal estar. 

Em torno de 3 a 5 dias, outros sintomas podem aparecer, como manchas vermelhas no corpo. A sua transmissão ocorre quando o doente  tosse, fala, espirra ou respira próximo a outras pessoas.

A Campanha é uma intensificação para interromper a circulação do vírus do sarampo no País. 

A prevenção ao sarampo, feita por meio da vacinação, é fundamental, já que não há tratamento para a doença.

 

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais