Cidadeverde.com

Firmino defende atuação de Lucy na Assembleia ao destacar educação

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O prefeito Firmino Filho (PSDB) participou de evento em Teresina, nesta quinta (07), após retornar de viagem, em que recebeu o prêmio LIDE de Educação 2019.  Para o tucano, Teresina se torna uma referência para o Brasil.

Segundo ele, modelos como o de Teresina e do estado vizinho Ceará devem servir de exemplo para o governo do Piauí. Ele diz que no caso do Piauí, a questão não seria falta de recursos e defende uma gestão mais eficiente.

"O Ceará fez algo semelhante a Teresina. Lá é uma gestão do PT, mas que se iniciou lá atrás. Hoje o Ceará é exemplo para todo o Brasil. Pode ser exemplo para o estado do Piauí. Mesmo com os atuais recursos, podemos ter resultados melhores. Teresina mostra isso ao ter o segundo menor custo por aluno. Isso mostra que quanto mais recurso melhor, mas também, é preciso ter a melhor gestão. A falta de recurso não é justificativa para resultados ruins na educação. É preciso impedir que as escolas se transformem em comitê eleitoral de políticos", afirmou. 

Na Assembleia Legislativa do Estado, a deputada Lucy Silveira (Progressistas) tem feito duras críticas à educação estadual. Para Firmino, a postura dela incomoda quem deseja um parlamento dócil.

“A deputada Lucy tem surpreendido muitas pessoas que não a conheciam. Ela se dedica às bandeiras da educação, da mulher, saúde e pessoas com deficiência. A cada semana faz gestores concretos na defesa das bandeiras. A educação ela percorrer os estados e faz avaliação do funcionamento. Leva as reivindicações ao governo. Cumpre o papel de parlamentar. Isso incomoda muita gente porque muitos estão acostumados com o parlamento dócil e submisso que não aponta os problemas que o Executivo deve resolver. Cabe ao parlamentar fazer o controle do executivo. É isso que a Lucy quer", destacou.

O prefeito diz que os bons resultados na educação municipal se devem a um conjunto de gestores comprometidos com a área. 

"Para nós é motivo de grande orgulho. A educação de Teresina avançou muito. Temos um modelo de gestão que gera resultados e passa a ser conhecido no país. Muitos são os responsáveis como nossos professores, diretores e os secretários que ao longo do tempo passaram na secretaria como o Kleber Montezuma. É motivo de alegria. É a área que deve ser a grande prioridade. Quando se fala em futuro sabemos que só é possível se houver investimentos na educação", disse. 

Declarações de Júlio Arcoverde

O prefeito também comentou à declaração do presidente do Progressistas no Piauí, Júlio Arcoverde. Em entrevista, o Progressista disse que a lista de 10 nomes do tucano já teria se afunilado para cinco.

"O Júlio Arcoverde trabalha com leitura de mentes. Não sei se ele aprendeu bem", afirmou. 

Empreendorismo

Na manhã de hoje, Firmino participou da solenidade de programa que incentiva o empreendorismo voltado para a moda evangélica. O programa e desenvolvido pela Secretaria de Economia Solidaria.

"Projeto inovador junto à comunidade evangélica. Qualifica pessoas para produzir moda evangélica. Quase 20% da população de Teresina é evangélica. Isso gera emprego e renda. É importante qualificar os próprios evangélicos para que gere emprego e oportunidade de ganho para várias famílias", disse.

 

Lídia Brito
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais