Cidadeverde.com

Mutirão de cardiologia atende mais de 400 pessoas

Imprimir

Foto: FMS/Divulgação

A estudante Stefany Waleska tem 16 anos de idade, apresentou arritmia cardíaca, aceleração dos batimentos do coração, e aguardava em fila de espera eletrônica por consulta com cardiologista. Neste sábado (09), ela e cerca de 400 pessoas foram atendidas por esta especialidade, no Centro de Saúde Lineu Araújo. A ação faz parte do programa “Teresina The Atende”, iniciativa da Fundação Municipal de Saúde (FMS) da capital.

Segundo Josane da Silva, mãe de Stefany, o atendimento da filha foi rápido e eficaz. “Ela fez exames e já mostrou o resultado ao médico. Esses mutirões são ótimos, aceleram as consultas e vão regularizar bastante as filas da rede pública”, relata. Já o senhor Florismar Oliveira, de 60 anos de idade, afirma que perdeu o seu plano de saúde recentemente. “Agora, precisei de consulta cardiológica e  achei uma beleza esse mutirão do SUS, fui muito bem atendido”.

No mesmo dia, houve também oferta de exames para diagnosticar doenças cardiovasculares, como eletrocardiograma e ecocardiografia. Os demais exames necessários foram agendados para serem realizados em data próxima. “Os mutirões estão fazendo parte da nossa rotina na FMS e esse padrão organizacional tem dado celeridade aos atendimentos e beneficiado a população”, ressalta o presidente da FMS, Charles Silveira.

O cardiologista Ozael Moita, explica que atendeu pessoas com doenças cardiovasculares, como pressão alta, insuficiência cardíaca e arritmias. ” Mas hoje foi também uma oportunidade para conscientizar a população da importância de ter alimentação saudável aliada à prática regular de atividade física. É preciso também diminuir o nível de estresse e passar por consultas periódicas. Com essas medidas, várias doenças podem ser evitadas”, afirma.

O programa “Teresina The Atende” acontece todos os sábados na cidade de Teresina e realiza consultas e exames nas áreas de neurologia, oftalmologia, cardiologia e ortopedia, consideradas especialidades com grande demanda. Para ter acesso aos mutirões, a FMS explica que o programa é destinado aquelas pessoas que aguardam em fila de espera eletrônica e que foram chamados oficialmente por telefone.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais