Cidadeverde.com

Mais da metade dos prefeitos e vereadores do Piauí não se considera branca

Imprimir

O Piauí e a maioria dos estados do nordeste estão acima da média nacional no número de prefeitos eleitos em 2016 que se declararam pretos ou pardos. De acordo com o IBGE, mais de 54% dos 222 prefeitos piauienses analisados são pretos ou pardos. A média do Nordeste é de 48% e a nacional é de 29%.

O Piauí só é superado regionalmente pelos estados de Sergipe (58,9%), Maranhão (57,4%) e Bahia (57,3%). Estados do Sudeste registram percentual de prefeitos negros ou pardos abaixo da metade dos municípios nordestinos como, por exemplo, São Paulo (5%), Rio de Janeiro (14%) e Minas Gerais (26,7%).

O estado com menos prefeitos pretos ou pardos é Santa Catarina, onde apenas 1,7% dos prefeitos não são considerados brancos. 

Vereadores

O Piauí também é o quarto estado nordestino com maior parcela de vereadores negros ou pardos. A média do nordeste é de 63,7% e o estado, em 2016, registrou 69,5% dos vereadores eleitos de cor parda ou negra. Bahia (73,7%), Sergipe (72,3%) e Maranhão (70,4%) também superam o estado nesse indicador.

Estados como Rio de Janeiro (28,7%) e São Paulo (17,6%) registram brancos na maioria de suas cadeiras do legislativo municipal. O estado com menor percentual de vereadores pretos e pardos eleitos é o Rio Grande do Sul, com apenas 3.9%.

 

Veja também: IBGE: 14 deputados estaduais do Piauí se declaram pretos ou pardos

 

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais