Cidadeverde.com

Bordadeiras piauienses vão estar no SP Fashion Week

A arte e a habilidade de bordadeiras piauienses será demonstrada durante a São Paulo Fashion Week – Inverno 2009, que começa no próximo domingo 18 e vai até o dia 23 deste mês, na Bienal, localizada no Parque Ibirapuera na capital paulista. Este ano, o evento terá como tema os "Brasileirismos", numa tentativa de refletir a diversidade cultural e de raças do povo brasileiro.

A mestra em bordados do Piauí, Alenxadrina Leite de Castro, mais conhecida como Lili Castro, e sua aluna Maria Helena, vão está no Espaço Tam Cultural, que vai funcionar durante a semana de moda, que é considerada a maior do Brasil, sendo reconhecida também internacionalmente como um dos grandes eventos de tendências do setor.
 

Ilustração do espaço

No local, as bordadeiras vão dar acabamento à cauda de um vestido do estilista paraense, radicado no Ceará, Lino Villaventura. A peça estará exposta naquele espaço como uma obra de arte.

"A participação das bordadeiras foi viabilizada através de contato do Sebrae no Piauí com a empresa contratada pela Tam para desenvolver as ações da companhia durante a São Paulo Fashion Week. Todo o processo que definiu a presença das bordadeiras no evento durou cerca de seis meses", informa a gestora do Projeto de Artesanato do Sebrae no Piauí, Rosa de Viterbo Cunha.

Ainda segundo Rosa, que é conhecedora profunda do artesanato não só a nível estadual como nacional, o contato com o Sebrae é resultado do reconhecimento do trabalho da instituição para a sustentabilidade da cadeia produtiva do artesanato no Piauí. "Além das bordadeiras, eu também estarei presente no Espaço Tam Cultural interagindo com o público e falando sobre a cultura, a arte e a tradição dos bordados no Piauí, o que vai contribuir para que se tornem conhecidos em todo o país e no mundo. Esta ação deve ainda fortalecer a arte de bordar no Estado", acrescenta a gestora.

Para Dona Lili Castro, a participação no evento é muito importante e a deixa muito feliz. "É muito gratificante ser lembrada pelo meu trabalho e poder mostrar a minha arte nesse grande evento de moda do país. No que depender de mim e da Maria Helena, com sua habilidade e criatividade, tudo sairá perfeito. Será ainda uma oportunidade para divulgar mais ainda os meus bordados, os quais já fizeram parte de uma coleção do renomado estilista Walter Rodrigues", comemora Dona Lili.

Entre os bordados que desenvolve estão a renda valenciana, a bainha aberta, bordado em sombra, ponto cheio, ponto cruz, matiz, frivolité, ponto corrente, entre outras tramas.

Durante o evento, as bordadeiras vão dispor ainda de uma cartela de bordados, onde os visitantes poderão conhecer as diversas tipologias dessa arte secular que encanta aos mais exigentes gostos.

Além do Espaço Tam Cultural, a companhia aérea, que é uma das patrocinadoras do evento, vai oferecer ainda serviços de check in e um lounge para convidados.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: