Cidadeverde.com

Aumento do uso de drones preocupa e Infraero alerta para riscos de acidentes

Imprimir

Fotos: Roberta Aline/Cidadeverde.com

A frequente utilização  de drones em áreas próximas ao aeroporto senador Petronio Portela, em  Teresina, está preocupando as autoridades em aviação civil. Nesta segunda-feira(18), operadores dos equipamentos participaram de palestra preventiva no auditório da Infraero. 

A palestra foi proferida pelo gerente de Navegação Aérea da Infraero, Heverton Ribeiro. O especialista alerta que o uso de drones em setores de aproximação e decolagens de aeronaves podem causar graves acidentes aéreos. Em Teresina a fiscalização da utilização do equipamento é feita visualmente e os operadores podem sofrer sanções previstas no Código Brasileiro de Aeronáutica. 

Apesar do aumento nas operações, Teresina não tem registro de acidentes aéreos envolvendo drones.  A palestra teve como objetivo aumentar o nível de segurança no uso de drones.

“Essa é uma ação preventiva porque a utilização de drones em áreas próximas a aeroportos representa um perigo. Convidamos entidades que operam drones de forma recreativa e profissional  para gente apresentar a legislação do comando da Aeronáutica que diz quais são os requisitos para operações com drones próximas a aeroportos”, disse Heverton Ribeiro. 

O superintendente da Infraero, Fernando Nicácio, alerta que tanto os pequenos drones como os profissionais representam riscos caso não seja utilizados com segurança. 

“Tantos os minúsculos como os profissionais podem trazer riscos à segurança dos voos. É importante que a gente entenda quais são as vulnerabilidades e riscos dessas operações “, afirma o superintendente. 

Participaram da palestra representantes de veículos de comunicação, segurança pública, Polícia Federal, entre outros operadores profissionais de drones.

 

Flash de Izabella Pimentel
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais