Cidadeverde.com

Mais de mil candidatos fazem teste para estagiário da Defensoria

Imprimir

Foto: Ascom DPE

As provas do XIX Teste Seletivo para Estagiário da Defensoria Pública do Estado do Piauí foram aplicadas neste domingo (24) em Teresina e mais 27 comarcas do interior do Piauí. Na capital, os candidatos fizeram as provas no Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A aplicação das provas foi considerada tranquila e os candidatos avaliaram o teste como positivo.

Nos locais de aplicação, o teste seletivo iniciou às 8h e foi encerrado ao meio-dia, como previsto no edital nº 05/2019. Em todo o Piauí, se inscreveram 1. 135 candidatos, sendo desses 781 para Teresina.

A comissão organizadora do XIX Teste Seletivo tem como presidente a diretora da Escola Superior da Defensoria (Esdepi), defensora pública Andrea Melo de Carvalho, e tem como membros titulares as defensoras públicas Natália e Silva de Almendra Freitas, coordenadora de Estágio da DPE-PI, e Karla Araújo de Andrade Leite, diretora das Defensorias Regionais, bem como com o coordenador de Tecnologia da Informação da instituição, Raimundo Nonato Uchôa Filho.

Em Teresina, participaram da aplicação das provas, a presidente da comissão, Andrea Melo; a coordenadora de Estágio, Natália Freitas, e, como suplente da comissão organizadora, o defensor público Marcelo Moita Pierot, diretor da Defensoria Itinerante.

O teste consistiu em uma única prova objetiva, contendo oitenta questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada uma.

Para Maria das Graças Barbosa, do 6º período do curso de Direito da Estácio Ceut, a expectativa é boa. “Achei muito boa e estou com grande expectativa que dê certo”, disse a candidata.

“O estágio na Defensoria é muito bom, você vê muita coisa na área do Direito, a gente adquire mais conhecimento e isso irá contribuir muito para meu profissionalismo”, afirmou o candidato Jackson Vinicius, que cursa o 5º período na Faculdade Santo Agostinho. Ele analisou a prova como tranquila.

“Foi uma prova de nível de conhecimento razoável, não tive dificuldade e, apesar de ser um processo seletivo com mais de 700 inscritos, a gente fica na expectativa para ter um bom resultado”, ressaltou Ruama Leão, aluna da Estácio Ceut.

“Eu gostei da prova, o nível não estava difícil, apesar de que ainda não cursei algumas disciplinas abordadas, mas foi bem tranquilo”, complementou Larissa Meneses, estudante do 5º período de Direito na Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Analisando a aplicação das provas, Andrea Melo de Carvalho diz que “tudo transcorreu de forma tranquila, tanto na capital como no interior. Apenas as intercorrências já corriqueiras, como alunos chegando após o horário e, por esse motivo, impossibilitados de fazer o teste”.

Presente à UFPI, acompanhando a aplicação das provas, o defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis, destacou a representatividade do estágio na Defensoria. “Oferecemos um dos estágios mais completos na área do Direito. É com satisfação que vemos, a cada ano de realização do teste seletivo, aumentar a procura. As provas desse domingo foram tranquilas e vamos aguardar o resultado, como previsto no edital, para que possamos dar prosseguimento à chamada dos novos estagiários, que certamente muito contribuirão com a nossa instituição. Agradecemos, no nome da dra. Andrea Melo de Carvalho, o empenho de toda a comissão organizadora e de todos os demais defensores e servidores que aplicaram as provas no interior do estado e na capital”, afirmou Marques.

De acordo com o edital nº 005/2019, o gabarito preliminar da prova será divulgado em até dois dias úteis após a realização do certame. A divulgação será feita no site da Defensoria Pública www.defensoria.pi.def.br.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais