Cidadeverde.com

Curso de Jornalismo da Uespi realiza dois eventos gratuitos esta semana

Imprimir

Foto: Divulgação Organização

Os corredores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) ficarão mais movimentados durante os dias 26, 27, 28 de novembro, porque nesse período acontecem, simultaneamente, a V Semana Audiovisual e Encontro de Científico de Comunicação (ECOM).

O encontro une teoria e prática, extensão e pesquisa. Enquanto a Semana reúne profissionais em palestras e oficinas acerca do uso de novas tecnologias no audiovisual, o Ecom promove discussões a respeito da produção científica de cursos como Jornalismo, Comunicação e Relações públicas, além de outras áreas do conhecimento.

A inscrições para ambos os eventos são gratuitas e limitadas. Ao todo, são 120 vagas. Elas podem ser realizadas através do site https://comunicacaouespi.wixsite.com/semanaaudiovisual e também na Multiteca, que fica ao lado da Coordenação de Jornalismo (Bloco 6 – Campus Poeta Torquato Neto). Os credenciamentos das inscrições acontecem durante o dia 25 de novembro.

V SEMANA AUDIOVISUAL

“A tecnologia e as diferentes maneiras de produção, distribuição, exibição e consumo do audiovisual” é o tema escolhido para a V Semana Audiovisual. O evento visa a reflexão e a prática de rotinas produtivas audiovisuais, distribuição e consumo, através de novas tecnologias e formatos. O foco estará em produções locais e estaduais.

Workshops de captação de imagens com drones, oficinas de produções de podcasts, roteiros para documentários, produção de vídeos para as redes sociais, fotografia, além de debates sobre o audiovisual e Direitos Humanos. Estes são apenas uma parte dos conteúdos que irão compor as palestras, mesas redondas e oficinas que acontecerão durante o evento.

“A Semana Audiovisual é um evento tradicional na Uespi, em particular, no curso de jornalismo. Vamos para a quinta edição e isso comprova a sua importância para os estudantes e também para a sociedade, pois se trata de um Programa de Extensão que chama para dentro dos espaços da universidade o público externo. Nesse ano, queremos discutir sobre como as novas tecnologias transformam a forma como o audiovisual é produzido, distribuído e consumido. Para isso, convidamos acadêmicos e profissionais que atuam nessa área para compartilharem suas experiências e habilidades. Os convidados poderão mostrar e discutir com os participantes sobre as transformações que a tecnologia acarretou sobre a forma como a comunicação audiovisual é feita atualmente”, afirmou a professora de jornalismo e organizadora da V Semana, Sammara Jericó.

I ECOM

O tema do I ECOM é “Tire suas ideias do papel” que traz a ideia de dialogar, propagar os conhecimentos o mais distante possível. No evento, estudantes, profissionais formados, graduandos ou estudantes de pós-graduação dos cursos de Comunicação Social, Jornalismo, Relações Públicas poderão apresentar trabalhos através de resumos expandidos. O ECOM possui vagas limitadas e atende até 60 participantes. O evento será aberto para a comunidade, que poderá participar como ouvinte.

O I ECOM é fruto de um projeto de extensão chamado Encontro de Comunicação, Jornalismo e Relações Públicas idealizado por professores dos cursos de Bacharelado em Jornalismo, Comunicação Social e Relações Públicas, com a Professora Mestra Sônia Maria dos Santos Carvalho na coordenação do projeto, além de três professores na comissão organizadora e estudantes do sexto período de Bacharelado em Jornalismo. Como presidente da Comissão científica, o professor doutor, Orlando Berti.

“Nós queremos que as pessoas se encontrem, troquem ideias, se conhecem e que se sintam estimuladas a produzir conhecimento cada vez mais. E que percebem também o curso de comunicação da Uespi como esse lugar de encontro, de diálogo, de compartilhamento e confronto de ideias. Essa é nossa principal meta com esse evento ao lado da Semana Audiovisual”, fala a professora e organizadora do ECOM, Sônia Carvalho.

ONDE ACONTECE

A Semana Audiovisual acontecerá no Campus Poeta Torquato Neto, bairro Pirajá, na zona Norte de Teresina. O credenciamento será realizado no dia anterior (25/11) no Centro Acadêmico de Jornalismo (Cajor) - próximo a Sala de Leitura da UESPI - Pirajá, nos turnos manhã e tarde, na Multiteca (ao lado da coordenação do curso de jornalismo)

As atividades do I ECOM serão executadas nas salas de aula do curso de Jornalismo, no Laboratório de Jornalismo e na Sala de Vídeo do CCECA (Centro de Ciências da Educação, Comunicação e Arte), localizados na Universidade Estadual do Piauí, campus Poeta Torquato Neto - bairro Pirajá.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais