Cidadeverde.com

Pressões no dia a dia favorecem a infelicidade

Imprimir

Não só vírus, bactérias e doenças infecciosas causam doenças. Estar infeliz, inclusive no ambiente de trabalho, pode prejudicar não só a saúde da mente, mas também afetar vários órgãos. E não perceber a causa ou não procurar ajuda só piora a situação. Até por isso os afastamentos no trabalho por doenças mentais estão aumentando cada vez mais.

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que, até 2020, essa doença será a mais incapacitante no mundo. Enxergar por que se fica doente muitas vezes é a chave para resolver problemas de saúde causados em ambientes de trabalho, mesmo que esses locais sejam positivos, amigáveis e agradáveis.

Terapia

Nem sempre é simples descobrir que não é a cadeira do trabalho que causa dor nas costas, ou que não é a comida do restaurante próximo que nunca cai bem. Doenças psicossomáticas – as da mente que apresentam sintomas físicos – precisam de psicoterapia. Apesar de muito tabu para enfrentar o consultório, negar essa necessidade só atrapalha a recuperação.

Sinais

Há muitos sintomas físicos que podem ser notados. Queda de cabelo, nervosismo e estresse, dores no estômago, no coração, de intestino e enfraquecimento das unhas.

Ações

Como melhorar? Ter amigos próximos e horas de lazer, recorrer à família e à religião são algumas medidas que podem contribuir para a mudança desse quadro. Além disso, é fundamentar manter uma alimentação saudável, assim como praticar atividade física.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais