Cidadeverde.com

Raul Velloso: reforma é importante, mas resultado ainda não é claro

Imprimir

O economista Raul Velloso foi o entrevistado desta sexta-feira (13) do quadro “Papo Sério”, do Jornal do Piauí, na TV Cidade Verde. O piauiense comentou o cenário atual da economia brasileira, que vai desde as reduções nas taxas de juros a reforma da Previdência. Sobre a reforma, o economista destacou que, no âmbito nacional, ainda não está claro se ela atingirá todos os seus objetivos.

“A reforma terá um papel muito importante. Se vai conseguir fazer tudo aquilo que precisará fazer é uma questão que ainda não está muito clara, principalmente para os estados, já que a reforma não se aplica automaticamente a eles. Se pensou que poderia ser assim, mas acabou não sendo. Então, cada estado vai ter que fazer a sua parte”, disse Raul Velloso.

O economista disse ainda que os governos precisam criar condições básicas para o setor privado investir. Sobre a redução nas taxas de juros, Raul Velloso acredita que o efeito está sendo pequeno comparado com o que deveria ter.

“É uma parte importante a queda na taxa de juros, mas isso pode está tendo um efeito pequeno comparado com o que deveria ter, já que existe uma distância grande, entre a taxa básica de juros, que é esta que está caindo, e as taxas que são efetivamente pagas pelos tomadores de empréstimo. Vamos ter que obter um resultado bem mais expressivo do que já foi obtido na ponta dos tomadores de empréstimo”, explicou.

Sobre o Piauí, o economista disse esperar que o estado cresça muito mais nos próximos cem anos do que o ritmo atual.

Foto: Cidadeverde.com

“Espero que o Piauí que tenha crescido até lá e tenha crescido bem mais do que vem crescendo nos últimos anos. Estou olhando lá na frente 100 anos depois e, ao longo desse período, tenha propiciado aos piauienses emprego e renda. A gente precisa olhar um pouco para onde o Brasil poderá ir nos próximos anos e ver como o Piauí se encaixa nisso”, finalizou.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais