Cidadeverde.com

Os eternos presidentes das Federações de Futebol

Imprimir
O Jornal O Lance do Rio de Janeiro fez um trabalho de pesquisa sobre os mandatos dos presidentes das federações estaduais de futebol no Brasil e constatou que o tempo médio chega a 16 anos, superando Ricardo Teixeira no comando da CBF há 20 anos e com garantia de permanecer no cargo até a Copa do Mundo de 2014.



Diz o Jornal O Lance que "dos 27 presidentes, 15 assumiram seus mandatos no século passado e há alguns que já superaram Teixeira em tempo de permanência, como o Presidente da Federação Mato-Grosssense, Carlos Oriene, 33 anos. Em seguida vem o presidente da Federação de Futebol de Santa Catarina, Delfim Peixoto, 25 anos".

O levantamento feito pelo Jornal O Lance mostra que ao final os atuais presidentes atingirão as seguintes marcas :

MT - Carlos Orione - 37 anos.

RR - José Gama - 37 anos.

SC - Delfim Peixoto - 30 anos.

AC - Antônio Aquino Lopes - 29 anos.

MA - Alberto Ferreira - 24 anos.

AM - Díssica Tomaz Valério - 23 anos.

RO - Heitor Costa - 23 anos.

SE - José Carivaldo de Sousa - 23 anos.

PB - Rosilene de Araújo Gomes - 22 anos.

TO - Leomar Quintanilha - 21 anos.

ES - Marcus Vicente - 18 anos.

PI - Lula Ferreira - 18 anos.

PE - Carlos Alberto de Oliveira - 16 anos.

MS - Francisco Cezário de Oliveira - 13 anos.

PA - Antônio Carlos Nunes de Lima - 13 anos.

BA - Ednaldo Rodrigues - 12 anos.

SP - Marco Polo Del Nero - 12 anos.


São os mais votados. Isso mesmo. Os presidentes das federações estaduais são eleitos através dos votos dos clubes filiados. É comum serem ouvidas reclamações de dirigentes, mas não passam de farsas.O objetivo é simplesmente valorizar o voto. Os mais "exaltados" desaparecem no dia da eleição e passam uma procuração para algum amigo, com a ordem expressa de votar no homem. E não faltam aqueles que dizem à imprensa que "não é possível. Eu mandei ele fazer uma coisa e ele fez outra".

Na entidade  que comanda o futebol da América do Sul - CONMEBOL - o presidente Nicolaz Leoz vai ficar no cargo até morrer. Na FIFA o suiço Joseph Blatter assumiu a presidência em l998 e já conta 11anos. E vai longe.  O brasileiro João Havelange - um brilhante dirigente - assumiu a FIFA em 1974 e permaneceu 24 anos na presidência. Na Federação de Futebol do Rio de Janeiro o presidente Caixa D´Água ficou na presidência até morrer. Como a legislação esportiva não limita o número de mandatos, vai continuar assim.

Dídimo de Castro
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: