Cidadeverde.com

Teresina tem anoitecido mais tarde devido a fenômeno astronômico

Imprimir

Foto: Graciane Sousa/ Cidadeverde.com

Imagem registrada na região do Grande Dirceur  às 18h, desta terça-feira (28)

Em Teresina tem demorado a escurecer e os dias parecem mais longos. Nesta terça-feira (28), por exemplo, às 18h ainda fazia Sol na Capital. O climatologista Werton Costa, o fênomeno é extremamente normal, tem natureza astronômica e chama-se de solstício de verão. 

"Nos solstícios de inverno, a duração da noite é maior. Já nos solstícios de verão, que é o nosso, a duração de período de sol é maior que o período da noite, por isso estamos chegando até às 18h com aquela claridade. É um fenômeno extremamente natural e de natureza astronômica porque a Terra faz seu movimento de rotação de forma inclinada, uma inclinação de apenas 23º. Essa inclinação é que faz com a energia do sol chegue de maneira desigual ao nosso planeta e, nesse momento, o hemisfério da terra que está recebendo mais luz é o sul, por isso demora anoitecer e, consequentemente, a duração do dia é maior que o da noite", explica Werton Costa. 

Ao Cidadeverde.com, o especialista esclarece ainda que o fenômeno teve início com o verão, em 22 de dezembro, e segue até o dia 21 de março. 

"Até lá, em alguns dias, as pessoas não vão perceber devido ao período chuvoso quando a cobertura de nuvens diminui um pouco a luminosidade. Desde o dia 22 de dezembro estamos oficialmente no verão que se caracteriza por uma estação quente e chuvosa nas áreas tropicais e acontece esse fenômeno chamado de solstício que é quando a duração do período de iluminação e escuridão é desigual", finaliza o climatologista.


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais