Cidadeverde.com

Síndrome do Intestino Irritável: veja como controlar os sintomas

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Dor abdominal, prisão de ventre e diarreia são alguns sintomas que podem indicar a ocorrência da Síndrome do Intestino Irritável (SII). O problema faz parte das chamadas doenças funcionais do aparelho digestivo.

Os casos costumam ter início durante a adolescência ou no começo da vida adulta, de acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia. Aliás, raramente o problema se manifesta pela primeira vez após os 50 anos.

Não existe exame que possa identificar a doença. Por isso, o diagnóstico ocorre através da análise dos sintomas relatados pelos pacientes. Entre os critérios utilizados para chegar no diagnóstico, o médico avalia se os episódios de dor ou desconforto abdominal ocorreram pelo menos três dias durante os últimos meses.

Controle

Como se trata de uma doença sem cura, os sintomas precisam ser controlados durante as crises. Entretanto, é possível se prevenir para evitar o surgimento das ocorrências. Aqui, possuir hábitos saudáveis faz toda a diferença.

Manter uma dieta equilibrada é uma ótima alternativa para evitar as crises, além de conquistar assim outros benefícios. Por isso, não esqueça de contar com a ajuda de um médico para o diagnóstico e as orientações necessárias.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais