Cidadeverde.com

Prática de atividade física promove diversos benefícios

Imprimir

Foto: Arquivo pessoal

Aos atletas de época, que buscam as academias apenas para perder peso por causa do verão, um alerta: praticar atividade física periodicamente promove benefícios mais significativos que apenas os quilos perdidos.

As vantagens para a saúde vão muito além da estética. A endorfina produzida faz bem para o cérebro. Assim como os músculos, o coração fica mais forte. Até os ossos são beneficiados com o cálcio.

Oferecer bem-estar é o princípio básico da prática esportiva. A sensação é alcançada quando o cérebro libera endorfina. Conhecida como o hormônio do prazer, essa substância é capaz de melhorar estados depressivos. Além disso, a parte aeróbica melhora com a oxigenação cerebral.

Nos casos dos exercícios de repetição - como dança, corrida e bicicleta - há o estímulo da memória, percepção, concentração e funções cognitivas. Afinal, para repetir a coreografia, é preciso manter a atenção e a concentração, por exemplo.

Idosos

Na terceira idade, a atividade física previne o envelhecimento muscular, principal responsável por quedas nesta fase da vida. Aqui, são indicados exercícios de força, que ajudam em simples afazeres diários

Dica

Apesar de todos os benefícios, são necessários alguns cuidados antes de iniciar a prática de atividade física. O primeiro passo é procurar um médico para um check-up. Contar com o auxílio de um educador físico também faz toda a diferença para a garantia da qualidade de vida.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais