Cidadeverde.com

Pacientes denunciam falta de sangue e plaquetas; Hemopi esclarece

Imprimir

Foto: Google Maps



Usuários do Centro  de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) procuraram o Cidadeverde.com para relatar a falta de plaquetas no banco de armazenamento. A filha de uma paciente que está internada e necessitando dos serviços do banco de plaquetas relatou que essa situação sempre é recorrente. ''O Hemopi está sempre com carência, principalmente de plaquetas, pelo que me informaram para uma bolsa de plaqueta é necessário de dez doadores, ou seja, está constantemente em falta'' contou. 

A  jovem afirmou ainda que essa é a realidade de muitos outros pacientes que necessitam dos serviços do Hemopi. ''A minha intenção não é denunciar, apenas relatar a minha situação para que as pessoas ajudem e se prontifiquem a doar, além do caso do meu familiar existem vários outros pacientes na mesma situação'', explicou. 

O Hemopi 

O Hemopi rebateu as informações afirmando que no estoque há tanto plaquetas quanto bolsas de sangue. E informou que a demora é apenas no processo burocrático para fazer a liberação de acordo com cada paciente.
 O gerente técnico da instituição, Luis Ivando, explicou que na manhã desta segunda, houve sim alguns problemas, mas foram de comunicação. Segundo ele, a internet estava com problemas, mas que estava sendo resolvido.   

''Hoje nós estavámos sem internet e isso gerou algumas pequenas falhas de comunicação, mas isso não afetou nenhum dos demais serviços oferecidos pelo Hemopi. E quanto as situações das bolsas de plaquetas e de sangue, o nosso banco está preenchido, o que demora é só a liberação porquê a prioridade é para o SUS e não para os hospitais particulares'', explicou. 

Luís Ivando afirmou também que cada paciente tem uma caso específico e os procedimentos são feitos de acordo com as demandas e disponibilidade do banco de armazenamento. ''Cada paciente tem um caso específico, e nós desconhecemos essa carência de plaquetas", disse.

A assessoria informou ainda que a redução no número de doadores chega a 30%. A demanda diminui principalmente nessa  época de férias e carnaval. ''Ficamos com algumas dificuldades, por contando período de férias, mas não deixamos de atender os pedidos. As vezes, não na mesma hora, mas atendemos'', informou a assessoria. 

Doe

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi ) fica localizado na  Rua  Primeiro de Maio, 235 - no bairro  Centro (Sul), em Teresina - PI. O número para contato é o  (86) 3221-8320 e quem tiver interesse em fazer doação é só se dirigir ao local. 

Para mais informações acesse o site do Hemopi .

Yasmim Cunha (Especial para o Cidadeverde.com)
redacaocidadeverde.com

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais