Cidadeverde.com

Jornalista Ubiracy Sabóia morre aos 46 anos vítima de complicações do câncer

Imprimir

Foto: arquivo Cidade Verde

Atualizada às 17h12

O jornalista Ubiracy Bezerra de Sabóia, de 46 anos, morreu na manhã desta segunda-feira(17) vítima de complicações de um câncer no reto e depois metástases. Ubiracy estava internado em um hospital particular de Teresina. O velório acontece na Pax União, avenida Miguel Rosa.

Ele descobriu o câncer em junho de 2019. Infelizmente, o tumor é muito agressivo e não respondeu às tentativas de tratamento quimioterápico disponíveis. No final do mês de janeiro, o jornalista passou por uma nova cirurgia e depois de ficar alguns dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltou para o quarto, mas semana passada havia retornado à UTI e não resistiu. 

Ele é filho do saudoso Pires de Sabóia, ícone do jornalismo político, com quem aprendeu o amor pela notícia. Pires morreu em agosto de 2013, vítima de infarto aos 68 anos. A mãe de Ubiracy, Dorotéia Bezerra de Saboia, faleceu cinco anos depois em Fortaleza também vítima de infarto. Bira deixa a esposa Alessandra Brandim, a filha Tarsila e um irmão, Iratan Saboia.  

Ubiracy Sabóia era conhecido como Bira, pseudônimo que utilizou na profissão como “Blog do Bira”, uma coluna sobre os bastidores da política piauiense, que começou no jornal, veio para o portal Cidade Verde e depois virou um site próprio. Bira também passou por canais de TV e rádio, era servidor público concursado da Secretaria Estadual da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e também foi professor em cursos de radiojornalismo. Ubiracy também foi membro da Academia Piauiense de Jornalismo, ocupando a cadeira que era de seu pai.

Participação de Ubiracy Sabóia em quadro do Jornal Cidade Verde com Joelson Giordani

O corpo do jornalista Ubiracy Sabóia deixou o hospital por volta das 8h. Ele foi levado para a funerária Pax União, na Avenida Miguel Rosa, onde será velado a partir das 11h. 

O jornalista Robson Costa veio se despedir do amigo. Os dois  trabalharam juntos e compartilharam uma amizade de 20 anos. 

"Ele era um grande amigo, uma pessoa do coração muito grande, querido por todo mundo, amável, brincalhão e alegre. Vai fazer uma grande falta para os amigos e para o jornalismo. Ele era um grande jornalista, estava sempre atrás da melhor informação. Tinha o jornalismo na veia herdado do próprio pai que foi um ícone do jornalismo no Piauí. Uma grande perda em todos os sentidos", disse Robson Costa.

Velório 

Amigos e familiares velaram o corpo do jornalista Ubiracy Sabóia, na Pax União, na avenida Miguel Rosa.  A esposa Alessandra e o irmão Iratan estiveram no local recebendo apoio. 

O presidente do Sindicato dos Jornalistas, Luiz Carlos, lamentou a morte do colega. "Uma pessoa ética e comprometida com a informação. Um super amigo, irreverente", disse.

O jornalista recebe muitas homenagens, dentre elas do Colégio Diocesano, onde estudou.

Assista uma das participações de Ubiracy na TV Cidade Verde

 

 

Caroline Oliveira, Graciane Sousa e Herlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais